Horóscopo

Minha Mãe e o Horóscopo.

Uma Crônica que traduz a saudade.

Sou filho de Dona Neuza, ou melhor, Nenzinha o seu verdadeiro nome, não entendo o Neuza, mas tudo bem, era assim que a chamavam. Minha mãe era uma mulher extraordinária, dona de uma garra que a qualificava como uma verdadeira guerreira, e sem falar no seu talento, é claro, cantava com uma voz inconfundível e já bem pequena aprendera a tocar violão, instrumento que a acompanhou até os últimos dias de sua vida.

Quanto ao horóscopo, era comum naquela época a leitura quase que diária e poucas pessoas se arriscavam a sair de casa sem antes saber o que o horóscopo tinha para elas, e não era diferente com a minha mãe. Um dia, minha mãe estava descansando e ao levantar pediu que eu fosse buscar o rádio. O dia estava ótimo, ensolarado, ótimo mesmo. Ela queria ouvir o horóscopo antes de sair. O rádio da minha era super pesado, acho até que tinha chumbo, e era movido a três elementos básicos: enormes pilhas, válvulas que aqueciam o suficiente para fritar um ovo e paciência, muita paciência. Bom, após incansáveis tentativas e infernais chiadeiras, conseguimos ouvir alguém falar. Dizia então o locutor: Você que é de Libra, minha mãe logo gritou; é comigo, então eu disse; não mãe, mas também para milhares ou milhões de pessoas no Brasil. E o locutor continuava; Seu dia será diferente… e entre outras óbvias afirmações, ele disse: Não esqueça o guarda-chuva, pode chover muito hoje. Rápida ela me perguntou, Mário onde está o meu guarda-chuva? Eu sei lá, respondi com uma elegância de um camelo - eu quero agora, disse minha mãe, então aos gritos, eu disse; mãe pode não chover no Rio, mas em outros Estados e o locutor não estava falando só com a senhora, mas com os milhares de ouvintes, pois em algum lugar no país certamente vai chover. A partir daí, a situação ficou tensa e começamos a discutir feio e minha mãe saiu de casa triste e sem o seu guarda-chuva. Moral da história, nesse dia, sem explicação, caiu um puta toró e eu tive que ouvir por muito tempo da minha mãe para nunca discutir com ela, pois mãe sempre tem razão.

Você que ainda tem sua mãe, ouça-a com muita atenção, ela sempre tem muito o que dizer para você, mesmo que o assunto não te interesse, como por exemplo, horóscopo.

Mário De Oliveira RSA
Enviado por Mário De Oliveira RSA em 25/11/2016
Código do texto: T5834711
Classificação de conteúdo: seguro