ONDE COMEÇOU O CAOS QUE ESTAMOS VIVENDO ???
 
Tudo que se constrói começa pela base... E qual é a base, a estrutura de uma sociedade ? A família... E antes da família, o berço, a cultura. Em que abismos do tempo, ficaram perdidas as nossas raízes ??? Todas as instituições brasileiras estão falidas !!!... Somos parte de um sistema falho e doentio... Onde o poder  dos que lideram politicamente o país, se tornou engrenagem pesada demais a massacrar cada cidadão que ainda luta desesperadamente pelos seus direitos !... O país está tomado pelo caos, vitimado pelo abandono... Povo que elege... Povo que acredita... Povo que luta pelos seus direitos !!!... Comecem pela base !!!... Se não há como resgatar toda uma cultura moldada em distorções... Ainda há como resgatar os valores éticos e morais dos nossos antepassados... A FAMÍLIA é o alicerce !... É a instituição mais elementar da sociedade!... A célula da sociedade que se tornou doente pela perda de valores ao longo do tempo, a contaminar todo o organismo!!!.. E como proceder ? É preciso replantar no mais profundo de nossas consciências e corações, as boas sementes... As sementes que foram sufocadas pelas ervas daninhas da corrupção, da ganância, do egoísmo, e do desamor que prolifera suas raízes das formas mais diversificadas e infelizes... Onde ficaram guardadas, as sementes do respeito e do amor ao próximo, as sementes da simplicidade, da cortesia, do senso de responsabilidade para com nossos deveres, antes mesmo de reclamarmos nossos direitos; as sementes do perdão, da bondade e da verdadeira percepção da nossa natureza humana ???... A poucos anos atrás era possível andar pelas ruas sem grandes preocupações... Filhos respeitavam os pais... Pais orientavam os filhos... Professores eram tratados com respeito... Escolher ficar em casa e estudar, ao invés de ir pra farra e se enturmar, não era considerado careta !!... E nem sei se essa expressão “careta” é tida como moderna nos dias de hoje... Ouvir o Hino Nacional em posição de sentido e respeito à bandeira que se erguia no mastro do pátio da escola, era bonito.. era um sentimento bom de patriotismo!.. Hoje... Os valores que eram tidos como de bons princípios e de bom caráter se inverteram... Levar vantagem, sacanear, deixou de ser atitude vergonhosa pra se tornar sinônimo de esperteza... Malandragem passou a ser status de admiração... A mídia tem todo um papel  relevante nesse processo de “desconscientização”... A propaganda bombardeia a todo instante, a mente da sociedade, objetivando promover o consumismo... Aquisição de produtos de marca, passou a ser sinônimo de poder e superioridade... A todo instante, a propaganda traça o perfil que você deve seguir pra não ficar fora da “moda” e nos esquecemos que tanta modernidade está nos levando à condição mais deplorável de miséria... À pobreza de espírito...  Ir à luta por uma boa causa, em busca de justiça e direitos... É tudo muito lindo...  Um lindo sonho!... Mas será apenas isso se não acordarmos para a realidade que começa por dentro e não por fora de nós, pois nada é tão real quanto esse pesadêlo que estamos vivendo... “Vamos à luta...  Somos cabeça !”... Mas, onde, o coração ??? Que sangue de lutador corre nas veias e no cérebro que não tenha passado antes pelo órgão vital do coração ???  Onde, a razão a sobrepor-se à sensibilidade ?  Digo, sensibilidade (capacidade de perceber significados sutis) e não emotividade (expressão de desequilíbrio emocional)... (Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos - Aristóteles)... Em coro geral, a voz da sociedade é unâmime e ecoa: A CULPA É DO GOVERNO !... Mas quem são nossos governantes ??? Apenas aqueles que colocamos no poder pelos nossos votos ???.. Não... Os políticos que elegemos e que tanto e estranhamente nos decepcionam  (Pois não era de se estranhar) não são uma classe separada da nossa sociedade... Não vieram de uma origem diferenciada da sociedade em que vivemos.. São antes de tudo, frutos da nossa sociedade... Frutos contaminados pela perda dos valores morais e éticos e que se tornaram indigestos demais para o organismo social como um todo... Mas cada um trás consigo uma parcela de responsabilidade... Como parte de um conjunto, como peça de uma engrenagem... Cada um tem o seu papel e que seja bem cumprido (Enquanto há vida, há esperança)...  Qual o seu papel na sociedade? Pai, mãe, filho, amigo, irmão, vizinho? Qual a sua profissão? Qual o seu compromisso consigo mesmo, com os outros e com a sociedade? Qual o seu nível de consciência em relação à existência de um Criador e suas criaturas? E qual o significado da nossa existência? Está toda fundamentada no materialismo ou há algo de espiritual que seja precioso e esteja sendo esquecido?... Vamos repensar sobre o que levamos dentro de nós mesmos, em silêncio... Deixar vir à tona o que há no profundo lado de nossas consciências e assim, o que for de mazela à superfície poderá ser reciclado... Antes de carregarmos faixas e “pauladas” rumo às ruas e  ragarmos as gargantas num grito que deveria chegar antes de tudo, dentro de nós mesmos !...
 
Se não se fortalece a base, toda a edificação está fadada ao desmoronamento !
 
(Sirley Alves)