MINISTRO DA CASA CIVIL CONTINUA, MAS ATÉ QUANDO?

Comentários no link http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2016/11/ministro-da-casa-civil-continua-mas-ate.html

O Ministro da Casa Civil e homem forte do Governo do presidente Michel Temer, Gedel Vieira Lima, não tem mais condições morais para manter-se no cargo depois do Ministro da Cultura, Marcelo Calero, ao pedir exoneração também tê-lo acusado de pedir que produzisse parecer favorável à continuidade de um edifício de 31 andares, na Bahia, embargado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Nacional e, para que fosse aprovado, tê-lo e o reduzido para somente 13 andares.

Gedel tem um apartamento em um “andar alto”, que o Ministro da Cultura desconhecia que tivesse e só soube quando foi despachar com ele assuntos diversos e o Ministro da Casa Civil tocou no assunto, como não querer querendo. O Ministro da Casa Civil declarou na Bahia que não esperava que o assunto tomasse as proporções que tomou. Contudo, o Ministro da Cultura, a quem é subordinado o Instituto, disse que se sentiu ofendido pelo pedido e quase como se fosse uma “ameaça” do seu colega. Pediu exoneração e denunciou a tentativa de se beneficiar. Um prato cheio e quente para os partidários da ex-presidente Dilma Rousseff. Mesmo assim, o presidente Temer decidiu mantê-lo no cargo.

Se isso não é tráfico de influência dentro do Governo, desconheço o que venha a sê-lo. Será que tráfico de influência seria apenas desviar dinheiro da Petrobrás através de obras superfaturadas ou seria apenas assalta-la à mão desarmada, usando os mecanismos da Lei 8666/93? Ou seria apenas, fraudar licitações para compra de remédios, ambulâncias, construção de hospitais que começam e nunca terminam? Não! Isso também é também uma forma de corrupção indireta dentro do Governo. Diante das declarações do presidente Michel Temer quando ao desgoverno da anterior, a ex-presidente Dilma Rousseff, lhe devolveu o puxão de orelha dizendo que diante da prática do ministro, quem deve explicações e transparências ao eleitor brasileiro é o presidente atual, não ela.

Sem querer defender ninguém, será que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao “aceitar presentes” – que ele nega - de amigos investigados na operação Lava Jato não teria sido igual ao que fez agora o Ministro da Casa Civil, recebendo benefícios do cargo e de seu poder? Teria sido pior o que fizera o ex-presidente “não sei, não vi”? Para o cargo de Ministro da Cultura, o deputado federal Roberto Freire assumirá a pasta. E para o cargo de Ministro da Casa Civil, no lugar de Gedel Vieira Lima, quem será nomeado? Mistério, um grande mistério e, por enquanto, Gedel continuará sendo o homem forte do Governo!

Contudo, os dois atos praticados pelo ex-presidente Lula, enquanto presidente e agora o que fez o Ministro da Casa Civil, são gravíssimos e devem e precisam ser investigados por quem deve investigar, já que o presidente Michel Temer garante que é transparente e honesto nos atos de seu Governo! Será? Agora, veremos!

carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 22/11/2016
Código do texto: T5831273
Classificação de conteúdo: seguro