OS NÚMEROS DA LAVA-JATO SÃO IMPRECIONANTES... 10h36min.

De nossa parte primamos por não abordar temas negativos, deprimentes, pois não constrói e não edificam. Entretanto, hoje abrindo o nosso provedor Bol, o que ali está noticiado nos deixa perplexos, pelas cifras apresentadas...

A operação Lava-Jato, da “República de Curitiba”, já conseguiu devolver a nossa Estatal, - Petrobras – 661 milhões de reais, porém, este valor representa tão somente 1,6 % do que foi pago em propina, cuja estimativa, pasmem! Pode ter alcançado 6b e 400 milhões de reais a o longo destes anos...

Há a expectativa, de 5b e 500 milhões serem “repatriados” para a Estatal, será que esta meta será alcançada? Ao mesmo tempo se afirma que a divida da Petrobras, é de 500 b de reais, até não sei se é exatamente este valor que agradeceria se fosse ajudado pelos nossos prezados leitores (as)...

A Estatal foi criada no governo Vargas, nos primeiros anos 50; despertou uma euforia popular pela grande maioria dos brasileiros, quando se constatou que o nosso país, tinha o “ouro negro” e em abundância. Mais recentemente a descoberta do pré-sal, que se apresentava como a salvação econômica de nosso país, parte seria aplicada na Educação, Saúde etc., havendo até a briga dos estados pela “partilha”...

As “benesses” não chegaram, pagamos um preço alto nos combustíveis, se lá fora o barril do petróleo baixa aqui isto não acontece, pois é preciso cobrir o “rombo” da corrupção.

Finalmente, hoje tenho minhas dúvidas, pois se esta Estatal tivesse sido privatizada, não teria havido esta monumental corrupção, e possivelmente estaríamos pagando, pelo preço do combustível, de acordo com mercado mundial...

Também não podemos deixar de dizer algumas palavras sobre o etanol, combustível renovável que tinha tudo para dar certo, mas infelizmente os seus preços não animam a serem usados, pois os produtores preferem vender em forma de açúcar, que é para eles muito mais lucrativo, do tornar o álcool competitivo; pois as indústrias investiram maciçamente nos motores flex., que poderia ser um exemplo, como um combustível não poluente...

Por último, ouvimos que na Alemanha, os motores movidos a petróleo estão com os seus dias contados, pois somente poderão usar este combustível até o ano 2030, o que não é muito, pois são somente 14 anos; neste caso como fica a esperança do nosso pré-sal, se outros países aderirem há novas alternativas de combustível.

Terminando, causou “perplexidade” a noticia da Band, na casa do ex governador do Rio de Janeiro, que está preso, foi “encontrado” em sua casa, 20 ternos de grife, feito sob medida, que custaram tão “somente” 50 mil reais. Enquanto isto, lá falta dinheiro para pagar os funcionários públicos...

Que o lado de “lá” nos ajude, a superar tantos “entraves”... 11h21min. Curitiba, 22 de novembro de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul http://mensagensdiversificadas.zip.net walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 22/11/2016
Reeditado em 22/11/2016
Código do texto: T5831212
Classificação de conteúdo: seguro