20 DE NOVEMBRO 2016
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.
Desde a abolição da escravatura existiu uma desconstrução do valor da raça negra na sociedade brasileira. Marginalizando e levando ao povo negro acreditar que estava fadado a caminhar nas piores esferas sociais. Nos piores trabalhos, serviçal, marginal e em consequência com baixa qualidade de vida.
A percepção desta realidade leva ao individuo a viver uma luta contra a sua própria existência, questionar o seu próprio valor diante de tantos fatores negativados e ao abandono da construção de uma vida, carreira, dentro dos padrões apresentados. Afinal eles não são próprios ou apropriados para o individuo.
O dia da Consciência negra tenta quebrar estes paradoxos tal como paradigmas que são responsáveis por doenças como Síndromes do Pânico, depressão, sociopatismo, DDA e outras mais relacionadas com a crença de uma vida em que se nasce em uma casta fadada a derrota .
O dia da consciência negra tenta ser um dia de autoafirmação, um dia de se reconhecer valores para gerar um cidadão mais afastado dos distúrbios que o pode levar a criminalidade desde o berço devido a uma doença social que nunca terá dinheiro para tratar. O dia da Consciência negra pode não ser o meio mais adequado para tamanho desafio, mas foi o único encontrado devido ao inconsciente coletivo que só é mudado através de repetições bem elaboradas.
O problema da estagnação do negro no Brasil é mais psicológica que qualidade intelectual. Pois a capacidade de aprender e desenvolver novos valores, inventos existe, mas a própria sociedade persiste em falar que não é capaz e ele acaba acreditando.