Linhas Imaginárias: novas gerações

 
E foi assim que nos anos 60 e 70 aquela geração que questionava valores, princípios e regras da “normalidade” foi chamada de “transviados”. Cabelos compridos, jeans, rock, patchouli... LSD, maconha e a “inocente nicotina” com ou sem filtro. Era um “barato só, morou?”.
Questionavam Guerra do Vietnã e no Brasil, os mais ousados,  a Ditadura Militar. Psicodélicos, questionadores ou só alienados amantes da “Jovem Guarda”. Irrefutavelmente sabiam se posicionar...  até mesmo quem se dizia “neutro”. E hoje?
Por onde caminham as novas gerações?
 
Bastava exercitar a imaginação... traçar as clássicas “linhas imaginárias” aprendidas na escola: Coordenadas Geográficas: paralelos e meridianos. Lembrou-se dos tempos escolares enquanto aluno e professor.  
Gerações haviam se sucedido enquanto aluno e, agora,  aquela  que estava  diante  de si   para ser ensinada e que seria a última de sua carreira enquanto professor. Foi esta nova geração representada por aquela aluna que no meio da aula levantou o dedo. O mestre feliz porque alguém entre aqueles pupilos se interessara deu-lhe a voz:
 
- Professor, para que eu tenho que aprender sobre Fusos Horários se o que me interessa é ir à padaria da esquina buscar pão para minha mãe?
 
Desnecessário qualquer comentário. Esta (des)consideração encerra em si todo descompromisso e falta de habilidade de uma geração em lidar com o espaço que ocupa.
 
Ah, mas escola é mesmo chato!  Há na pós-modernidade tantos outros espaços mais lúdicos como as academias em que se aprende tanto e tudo até dançar axé, funck e todos ritmos sensuais para se divertir nas baladas.  E ali na sala de dança estava outra geração recém-saída da escola: universitários e recentes incluídos no mercado de trabalho.
 
Bastava exercitar a imaginação e traçar linhas imaginárias para o posicionamento da dança que se ensinaria naquela atividade aeróbica onde se daria o ensino da coreografia da aula de axé. Porém, esta nova geração, que tem todos os recursos para melhor se abstraírem a fim de entenderem os conceitos concretos do espaço que ocupa, não valoriza o ensino teórico para a vida prática. Se sentem perdidos e frustrados, sem referência alguma. Com tanto à disposição aproveitam o mínimo.
 
O ensaio começou com todos aqueles jovens se esbarrando e atrapalhando uns aos outros. Para melhor fruição da coreografia bastava traçar linhas imaginárias paralelas e perpendiculares e cada um estaria em seu ponto exato para bailar.
Aconteceu. Houve pisadas nos pés dos outros e esbarrões – até tombos e escorregões.
Bastava exercitar a imaginação para colocar em prática as coordenadas geográficas e melhor se divertir e usufruir da atividade lúdica.
 
O ensino/aprendizagem deve extrapolar a sala de aula. E se fazer para a vida quer para se divertir, quer para se construir, quer para produzir. Razão da existência humana: cultura para garantir a própria sobrevivência.
 
Por onde andam as novas gerações?
 
Talvez por caminhos menos neurotizantes que as gerações passadas que tiveram seus recalques e por isto avessas às mudanças sociais.
Talvez por caminhos que lhes privam de referências e por isto uma geração perdida pelos seus excessos.
Talvez...
É por isto que não habitamos mais as copas de árvores e primitivas cavernas. E foi uma delícia perder a inocência do Jardim do Éden. E ao perdermos o horizonte – linha imaginária – nos achamos no “Horizonte Perdido”.



Basta!


Leonardo Lisbôa
Barbacena, 23/01/2015.  
 
ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 18/11/2016
Código do texto: T5827413
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.