Alzheimer: causas, sintomas e tratamentos
Material exclusivo da Harvard Health Publications
O QUE É?SINTOMASDIAGNÓSTICODURAÇÃOPREVENÇÃOTRATAMENTOQUANDO CONSULTAR UM MÉDICO?PROGNÓSTICO
Alzheimer: causas, sintomas e tratamentos
O que é?
A doença de Alzheimer (DA) é uma forma de demência que consiste numa perda de funções cerebrais e que se agrava com o tempo.
A doença de Alzheimer prejudica as funções intelectuais cerebrais, sendo frequentemente afetada a memória a curto prazo de forma precoce. Gradualmente, outras funções intelectuais se deterioram e o discernimento ou juízo crítico é prejudicado. A maior parte das pessoas com DA avançada perdem a sua capacidade para realizar as atividades normais da vida diária.
A doença de Alzheimer tem início geralmente depois dos 60 anos, podendo ocasionalmente afetar pessoas mais jovens. Os cientistas não estão seguros com relação às causas dos sintomas de DA. Os indivíduos com essa doença desenvolvem depósitos excessivos de duas proteínas no seu cérebro. Os pesquisadores acreditam que essas proteínas distorcem a comunicação entre as células cerebrais.
Uma substância química denominada acetilcolina, que ajuda a transmitir mensagens entre as células cerebrais, pode também estar envolvida na doença. Os níveis de acetilcolina começam a baixar nos pacientes com DA, o que pode agravar os problemas de comunicação entre as células cerebrais.
Posteriormente, as próprias células cerebrais são afetadas, começando a se deteriorar e morrer.
Os seguintes fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento de doença de Alzheimer:
  • Idade – O risco aumenta com a idade.
    História familiar – Se os familiares, especialmente os pais ou os irmãos, têm ou tiveram DA, o risco do indivíduo aumenta.
    Fatores genéticos – A herança de determinados genes aumenta o risco.
Sintomas
A doença de Alzheimer é uma patologia progressiva.
Nas fases iniciais da DA:
  • É difícil lembrar os fatos novos ou recentes
    É difícil aprender e reter novas informações.À medida que a doença se agrava:
    As memórias mais antigas ou distantes são gradualmente perdidas.Podem surgir outros sintomas, incluindo dificuldade em:
    Expressar verbalmente os pensamentos
    Cumprir instruções simples
    Reconhecer os rostos dos familiares ou outros objetos bem conhecidosUma pessoa pode não ser capaz de:
    Planejar as refeições
    Gerir o dinheiro
    Lembrar de manter as portas fechadas
    Lembrar de tomar os medicamentos
    Manter o sentido de orientação, mesmo numa vizinhança com que esteja familiarizado.
    Uma pessoa com uma DA em fase inicial geralmente é capaz de se alimentar, de tomar banho, de se vestir e de se arrumar sem ajuda.
    Muitas pessoas com DA desenvolvem problemas psicológicos. Estes podem incluir alterações da personalidade, irritabilidade, ansiedade ou depressão.
    À medida que a DA progride para a sua fase intermediária e tardia, o indivíduo afetado pode:
    Ter delírios, ou seja, convicções irracionais, especialmente relativas a ser perseguido ou roubado
    Ter alucinações, podendo acreditar que vê, ouve, cheira, saboreia ou está sendo tocado por alguma coisa que na realidade não se encontra ali
    Tornar-se agressivo.
    Sair de casa e andar a esmo se for deixado só.
Diagnóstico
Uma pessoa com a doença de Alzheimer frequentemente não reconhece que existe um problema. De um modo geral, os familiares e os amigos íntimos notam os esquecimentos e as alterações no comportamento.
Em vez de tentar convencer a pessoa de que tem um problema, providencie uma consulta médica. O doente deve ser acompanhado pelo menos de um familiar ou um amigo íntimo.
Não existe um teste definitivo para a doença de Alzheimer. O médico irá diagnosticar a DA através da história clínica pormenorizada e da realização de um exame físico, que irá incluir um exame neurológico, bem como uma avaliação do estado mental.
O médico deverá ser informado da existência de:
  • Lapsos de memória
    Dificuldade em utilizar a linguagem
    Problemas na aprendizagem e na manutenção de novas informações
    Dificuldade de seguir orientações ou executar tarefas complexas
    Episódios de falta de discernimento ou comportamento não habitual ou arriscado.
    Grande parte destas informações será fornecida pelos familiares e amigos.
    O médico irá realizar um exame neurológico para avaliar o cérebro e os nervos e irá proceder a um
    teste rápido do estado mental. Isso inclui a realização de testes visuais, de escrita e de memória.
O médico irá avaliar a presença de outras doenças que podem causar sintomas que se assemelham à doença de Alzheimer. Os testes podem incluir exames de sangue, tais como dosagem dos níveis de vitamina B12 e de hormônio da tireoide. Níveis muito baixos de vitamina B12 e uma tireoide extremamente hipoativa podem causar problemas com o raciocínio e a memória. Esses problemas podem melhorar ou mesmo desaparecer com tratamento.
Se os testes simples do médico para avaliar o raciocínio e a memória indicarem que pode haver um problema, devem ser realizados exames mais detalhados da função cerebral, denominados exames neuropsicológicos.
Em alguns casos, o médico pode pedir um exame de imagem cerebral, que poderá excluir outras razões para os sintomas. Os exames de imagem cerebrais não permitem diagnosticar uma doença de Alzheimer de forma segura. No entanto, juntamente com a observação do médico, os exames de sangue e os exames neuropsicológicos podem ajudar o médico a estabelecer um diagnóstico.
O médico pode encaminhar o doente ao especialista para confirmar o diagnóstico, por exemplo, um neurologista, um geriatra e um psiquiatra geriátrico.
Duração
A doença de Alzheimer é irreversível. Uma vez realizado o diagnóstico, a função mental geralmente decai até a morte.
Prevenção
Não existe forma de prevenir a doença de Alzheimer.
O fato do paciente se manter física e mentalmente ativo pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento da doença. Além disso, o exercício físico regular e uma dieta incluindo peixe, azeite e grandes quantidades de vegetais pode retardar o início dos sintomas e a progressão da doença.
Tratamento
Não existe cura para a doença de Alzheimer. O objetivo do tratamento consiste em controlar os sintomas e retardar a progressão da doença.
Quando consultar um médico?
Contate seu médico sempre que notar em si próprio ou em um familiar qualquer um dos seguintes problemas:
  • Lapsos importantes de memória ou de discernimento
    Esquecer de tomar o medicamento
    Esquecer o forno ligado
    Permitir a entrada de estranhos em casa
    Perder-se ao dirigir um automóvel ou andar a pé, especialmente num local conhecido
    Alteração significativa da personalidade.
    A pessoa afetada não tem consciência desses problemas e pode negar a existência deles.
Prognóstico
Não existe nenhuma medicação que permita curar a doença de Alzheimer. No entanto, os medicamentos podem melhorar a capacidade para realizar as atividades da vida diária e aliviar os problemas de comportamento, podendo adiar a necessidade de internação numa clínica de terceira idade.
alzheimer esquecimento Neurologistaperda de memória
   
Sobre o autor
dr.consulta
dr.consulta
VER O PERFIL COMPLE
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 18/11/2016
Reeditado em 18/11/2016
Código do texto: T5827308
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.