JOVENS PROTAGONISTAS DA HISTÓRIA!

Comentários no link http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2016/11/jovens-protagonistas-da-historia.html

Dizem que o jovem é protagonista de sua própria história! Mas até que ponto isso seria verdade? O certo é que a vida passa, o tempo passa e todos nós ficaremos velhos!

Contudo, só percebemos esse envelhecimento quando observamos nossos filhos entrando e saindo de casa com namoradas ou namoradas e também nossos antigos e jovens amigos ficando mais velhos também. Com a idade, passam a ficaremos mais maduros, mais conscientes e mais responsáveis ou não. A responsabilidade não tem diretamente a ver com a idade cronológica do corpo, mas com a idade mental de cada pessoa. “Já é seu filho, aquele menino que eu via correndo solto, já está desse tamanho?” É um susto quando a resposta é sim!

O certo mesmo é que todos nós, jovens de hoje, seremos os velhos da “melhor idade” de amanhã. Portanto, temos que tratar bem de os pais e todas as pessoas mais velhas para que não venhamos a sofrer no futuro, aquilo que fizermos contra e para eles. Sou do tempo que se tomava bênção até dos mais velhos, mesmo que não fossem parentes. Esse tempo, contudo, ficou só na adormecida lembrança de um tempo que não verei mais.

Hoje, por vários fatores, os filhos entram e saem de casa sem dar qualquer satisfação. Voltam no dia seguinte, entram para seus quartos e se trancam dentro deles, pedindo que não lhes perturbem. Não lhes dão qualquer satisfação do que fizeram durante o tempo em que ficaram fora, ao contrário que a geração dos “enta” tinha que fazer como se fosse uma obrigação, mas era um grande prazer. Antes se conversava em família, com os amigos, com os parentes, se telefonava mais para as pessoas, se perguntava com elas estavam. Hoje, com a tecnologia moderna e as redes sociais, se conversa por elas e todos são estressados. Ninguém, inclusive eu, não sei mais o número do telefone de ninguém, não anoto mais número de telefones em agendas. Agora é tudo nos modernos aparelhos de celular, que só faltam virar computadores pessoais...O amor que existia entre as pessoas e era quase um dever sagrado, desapareceu e foi substituído pelas tecnologias de redes sociais.

É muito triste se constatar essa realidade: filhos crescendo e o mundo se perdendo entre seus dedos. Minha alegria é saber que desde a época dos filósofos gregos Sócrates e Platão, já se discutiam o destino dos jovens e eles sempre se superaram e surpreenderam a muitos que não lhes davam créditos. Será que acontecerá o mesmo com essa geração sem qualquer respeito por famílias, tradições e culturas? Será que de novo nos surpreenderão e serão novamente protagonistas da história? Tenho esperanças; mas, não tanta certeza como tinham os filósofos do passado grego!

carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 17/11/2016
Código do texto: T5826338
Classificação de conteúdo: seguro