UM FUTURO AINDA INCERTO E DUVIDOSO

Sparkline 33735

Quarta-Feira, 16 de Novembro de 2016

As sequências de fatos e acontecimentos que se dão em nosso cotidiano chega a nos desequilibrar nos aspectos emocional e psíquico, deixando-nos em certas circunstâncias, até mesmo, um tanto quanto desorientados. Talvez seja por isso que assistamos coisas desagradáveis e surpreendentes. Mesmo que não as queiramos.

Para quem vive em grandes centros, não há como sair disso. Talvez em cidades pequenas ou menores, seja possível. Mas parece que até por essas regiões a pressão já anda muito forte nas populações locais e regionais. Enfim, as cidades, o país e o mundo estão quase tudo por igual.

A internet, nesses tempos modernos, além de ser um instrumento de mil e hum usos, também tornou-se a principal ferramenta de trabalho para muitos. A ponto de tornar-se indispensável para quase todo mundo. Pelo menos são os registros que grande parte das pessoas faz a respeito.

E como sabemos, ela também pode ser considerada uma faca de dois gumes, porque é positiva por um lado, mas é negativa por um outro. Daí havendo a necessidade de quem a sua, tomar todos os cuidados possíveis, porque até mesmo algumas circunstâncias trágicas podem podem atingir a quem faz uso dela.

Mas tudo é assim mesmo na vida. E como disse o poeta através de uma de suas poesias, a mão que afaga é a mesma que apedreja. E isto, passou a ser uma regra e uma lição para todos. Cabe-nos saber fazer a escolha das situações que nos envolvem e nos cercam. O resto fica quase fácil. Pelo menos em termos teóricos, digamos.

E as escolhas talvez sejam de uma dificuldade extrema para todos. Porque parece até uma brincadeira. Grande parte delas é sempre equivocada. Isto para a maioria das pessoas. Dando-nos a impressão de que não conseguimos aprender a todas as lições da vida de forma correta e de modo prático. E é assim que acabamos por enveredar por caminhos indevidos, tortuosos, espinhentos e que tais.

Para a juventude desses tempos modernos, então, a situação parece até ser mais complexa. Porque eles têm ao dispor uma gama de informações, preceitos, ensinamentos e regras, que, teoricamente, facilitariam mais as suas existências. Mas não é assim que se vê.

Com relação a certos vícios, por exemplo, eles já não deveriam mais tê-los. Por razões morais, físicas, sociais, dentre outras. Mas é como não se dissessem e nem mostrassem as ruindades para eles. Fazem exatamente o contrário de tudo o que lhes são ensinados.

E na questão da sexualidade, é um absurdo total. E a cada dia que passa, as meninas/moças vão ficando grávidas em tenras idades, sem que levem a sério tal questão. Daí o que se está vendo de casos trágicos envolvendo fetos e bebês, é um fato arrepiante. Porque, tanto o moço quanto a moça, enveredam por esses equívocos, não possuindo nenhum conteúdo de responsabilidade no que fazem. E os resultados, todos os sabemos quais são.

Enfim, parece que tudo virou de cabeça para baixo. Sem domínio e controle de ninguém. Isto representa dizer que o caos já se instalou na vida de todos. A ponto de não se saber onde tudo isso irá cessar e parar.

E é assim que a tão sonhada paz anda passando ao largo da vida de todos no mundo. Com isso, as doenças vão se apresentando nas pessoas, superlotando os órgãos públicos e privados de saúde, bem como abatendo vidas. De gente nova e velha, sem distinção. Eis o retrato do mundo.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 16/11/2016
Reeditado em 16/11/2016
Código do texto: T5825637
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.