A s m e n t o

Quando era funcionário do BNB fiz vários cursos em Fortaleza, no centro de treinamento daquele banco . Foram as únicas viagens que fiz de avião, me pelando de medo. Medo é até apelido, acho que sentia era pânoco.

Em alguns desses cursos passei mais de dois meses na capital cearense. Gostei da cidade, da Praça do Ferreira, dos cinemas Sào Luis e Diego (?), da Praia do Futuro, lanchonete Tops... Nem dei arenção a rivalidade que dizem existir entre Fortaleza e o Recife.

Fui a primeira vez em 67 ou 68. Foi quando vi Pelé jogar pela primeira vez, contra, se nÃo me engano, o Fortaleza. Eu pensava, pasmem, que Pelé era um jogador magro, leve, um carinha frágil. Mas essa impressão acabou quando passando na frente do hotel que o Santos estava hospedado, caminho para o centro de treinamento, um colega de Sergipe chamou minha atenção para os jogadores do Santos que estavam na calçada do hotel: Dorval, Lima, Coutinho, Mengàlvio.., e Pelé. Este era um negão forte, de boa estatura, um gigante, simples e risonho batendo papo com os companheiros. Fui ao jogo, o Santos arrebentou, Pelé deu um show.

A minha outra lembrança, meio hilária, e da visita que fiz â zona chique de Fortaleza, esse colega de Sergipe me rebocou para a famosa Casa da Leila, um inferninho famoso. Lá chegando o amigo chamou duas damAs, começamos a conversar e tomar umas e outras e, aí, devido á fumça e muita gente fui dufocando e a asma bateu, e estava sem a bombinha, tive que sair ás pressas levado pelo amigo para procurar uma farmácia. Ainda me lenbro que uma das damas disse: - coitado desse macho é asmento!

Até o final do curso o colega ficou me chamando de asmento. Nunca esqueci Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/11/2016
Código do texto: T5825376
Classificação de conteúdo: seguro