No dia a dia nem sempre conseguimos cumprir todas as atividades necessárias.  A  fadiga inexplicável transforma as tarefas mais simples e o desânimo traz a tristeza, que vai despertando a melancolia e o sentimento de impotência torna-se  constante.
E a grande dúvida: fazer um esforço extra e  seguir em frente ou desistir?




 Estou aprendendo a experimentar com muito cuidado e carinho, respeitando meus  limites. Sem expectativas. E tem dado certo.  Se eu  prestar  atenção e parar antes de ultrapassar o sinal consigo evitar novas crises, hoje sei  que meu corpo sempre  alertou , eu apenas não havia percebido antes.
Uma grande amiga que tem fibromialgia recentemente pintou seu  quarto, e a despeito do esforço ficou muito bem.  Mas não foi  por acaso que ela conseguiu evitar a crise, o feito levou tempo e planejamento. Justamente  o tempo que o corpo dela permitiu.
Foi pintando aos poucos,  parava  e descansava, aprontava  uma parede, fazia pausas  para um café... sem pressa alguma, evitando ansiedade. Ficar pronto era somente um detalhe, o exercício maior era simplesmente aceitar a fibromialgia e não brigar com a dor.

Entendo melhor a conviver com a dor com estes exemplos, e tudo isto só foi possível após um ano de academia onde ela iniciou pilates e alongamento. Não é nada fácil iniciar uma atividade física após anos parada, mas ela vem frequentando neste esquema de respeitar os limites do corpo. 

A atividade física é importante, assim como seguir uma alimentação saudável e na verdade optamos por mudar nosso estilo de vida, e a adaptação acontece aos poucos. Comecei a engatinhar um projeto há dois anos  com acupuntura, com seis meses de agulhas iniciei o RPG e dieta antiinflamatória. Quando consegui me reeducar tirei o glútem, quis experimentar e sentir as diferenças no meu organismo. Curiosidade sem julgamentos, bem mindfulness.
                        
Em  dezembro completarei seis meses sem glútem e já não sinto a menor falta do trigo, cevada, aveia e o pão francês. Como muito bem, estou súper adaptada. 
Tenho metas e inclui hidroginástica, os desafios nunca terminam e está na hora de experimentar. O corpo e a alma agradecem. 





Texto inspirado em Sonia Claro, feliz aniversário.

 
Giselle Sato
Enviado por Giselle Sato em 15/11/2016
Reeditado em 01/02/2017
Código do texto: T5824080
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.