PEQUENO SEGREDO

Fui ao cinema na véspera do feriado e acabei comprando ingresso para assistir "Pequeno Segredo", um pouco por que era o horário mais próximo, mas também por saber que ele está concorrendo a uma vaga no Oscar e por acompanhar um pouco da história da família Schurmann. Antes da sessão começar, fui ler as críticas sobre o filme no celular. A maioria é desfavorável, dizendo que o filme é apelativo e clichê. Chamou minha atenção a resenha de um colunista do G1, que, além dos clichês, criticou o fato da sensualidade de uma cena (a dança do casal , pais da menina tema do filme) ter sido cortada pelo som de violinos.

Ok, o filme tem vários clichês, mas não chega a ser ruim, comparado às comédias besteirol que infestam a produção do cinema brasileiro (a maioria, diga-se de passagem, patrocinadas pela Globo, casa do G1, de onde veio a crítica). O que eu não entendo é o colunista criticar que os violonos cortaram a sensualidade da cena da dança do casal. Pra que pedir sensualidade em um filme que aborda outros temas como família, adoção e AIDS? Deixemos a sensualidade para as novelas brasileiras, cada vez menos criativas e mais apelativas. Não creio que o filme vá ganhar o Oscar, justamente pelos clichês e pelo tom essencialmente melodramático, mas tem seus méritos e não me arrependo de ter comprado o ingresso.