15 DE NOVEMBRO, COM ALGUMAS CONJECTURAS... 21h02min.

Já nos “aventuramos” a escrever sobre a data em vários textos, entretanto o assunto é inesgotável. Amanhã nossa modalidade de governo completa 127 anos, embora parecesse muito, podem tão somente “simbolizar” duas gerações de 63 anos e meio...

Ela, - a República - não teve um bom começo, foi fruto de um golpe de estado, que segundo os historiadores não teve a participação popular; o Sistema Monárquico, já somava 67 anos, - que começou com o Brasil independente de Portugal, por Dom Pedro I, a partir de 7 de setembro do longínquo ano 1822 - cujo o maior período de governabilidade, coube a seu filho Dom Pedro II, que ficou no comando da nação brasileiro por quase 50 anos...

Foi um monarca democrático, com plena liberdade da oposição, pois já naquele tempo havia os “contra”, como existem hoje. A República, - voltamos a repetir - teve um mau começo, deram três dias para que a família imperial deixasse o país, como se fossem pessoas que vivessem a margem das leis...

Da ESTABILIDADE do regime monárquico, a República não deixou de serem uma sucessão de crises, de incertezas, Presidentes “depostos”, outros que renunciaram, e alguém colocou fim a própria vida.

Por uma série de motivos, tivemos os 21 anos de governo militar, o povo clamando por “diretas já” e Democracia. O “caçador de marajás” renuncia, seu vice assume, - Itamar – elabora o Plano Real, que completou este ano 22 anos, que não deixou de ser uma “luz no fim do túnel”, a inflação contida, a patamares “civilizados”, FEC, implanta dor do Plano Real, se elege por dois mandatos.

Parte do povo não estava contente, fez a opção da mudança, mais uma vez aparecia um “salvador da pátria”, que governou o país por dois períodos, e teve o carisma de eleger como seu sucessor, uma mulher Presidente. Tudo parecia estar “bem”, quando conseguiu a sua reeleição, em 2014; aos poucos as reais verdades foram surgindo, tudo não estava tão bem como parecia, a divida pública ficara quatro vezes maior, - 750 bilhões no final do governo FHC - e país pagando cada vez mais juros e culmina em mais de 12 milhões de desempregados...

Temer assume, é preciso fazer ajuste na economia, tomara que realmente o país volte a ter Esperança, pois realmente é a população de menor poder aquisitivo que sofre com os desmandos dos governantes, que deveriam ter prioridade nos gastos públicos; uma nação é igual uma família, se gastar mais do que ganha, entra em permanente crise...

Por último, para “ajudar”, o país virou um mar de corrupção, e em face disto, “quebraram” a nossa maior Estatal, cuja dívida hoje passa dos 500 bilhões de reais.

Mas apesar de tudo, queremos deixar nossa mensagem de otimismo nestes 15 de novembro, o país há de superar tudo isto, está havendo a separação do joio e trigo; os falsos líderes que enganaram o povo serão banidos da política, pois se engana um povo durante certo tempo, mas não para sempre... 21h47min.

Curitiba, 14 de novembro de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversifcadas.zip.net

.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 14/11/2016
Código do texto: T5823647
Classificação de conteúdo: seguro