NÃO CONTÉM GLÚTEN

Quando eu era criança ficava intrigada com a tal “mistura” que as mulheres iam buscar no mercado. Até o dia em que mamãe explicou que se tratava da carne. Agora, mais “amadurecida”, outras palavras também referentes a alimentos têm chamado minha atenção. Em especial glúten e lactose. Confesso minha ignorância, até outro dia não sabia exatamente o que era nem uma nem outra. A primeira é uma velha desconhecida, pois me lembro que antigamente, de vez em quando alguém que não podia comer o pão de trigo o substituía pelo pão de glúten, só encontrado em determinadas padarias especializadas. De uns tempos para cá, comecei a notar que no rótulo não só de pães, como de inúmeros produtos há especificação “contém glúten”. Isso porque descobriu-se que muita gente tem intolerância ao glúten, são os chamados “celíacos”. Na minha santa ingenuidade, eu pensava que o glúten fosse apenas uma farinha. Agora aprendi que é uma proteína encontrada na semente de muitos cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia. Já a lactose logo deduzi, porque estudei latim, que era algo relacionado ao leite, e também porque desde tenra idade ouvia falar em Via Láctea, bem branquinha... Leite desnatado é fácil de entender, sem lactose como está na moda hoje em dia, nem tanto. Tive que pesquisar. Lactose é um açúcar próprio do leite. Tem também muita gente com intolerância a esse tipo de açúcar. Às vezes, até alguns bebês rejeitam o leite materno por esse mesmo motivo, pois lhes faz mal.