VENCENDO A SECA- SOLUÇÃO PARA O NORDESTE?
A prefeitura de SANTANA DO SERIDÓ-RN., cidade de 3.000 habitantes, a 257 quilômetros de Natal-RN, implantou um sistema de reuso da água do esgoto da cidade, somente para irrigação de plantas, sem qualquer risco para a saúde, conforme informação do Zootecnista e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ivan de Oliveira Júnior.
E, com esse sistema uma pequena propriedade está produzindo palma para alimento de animais em um hectare de terra, com alta produtividade e qualidade, colhendo anualmente 400 toneladas que a maior parte está sendo vendida.
Em outro projeto implantado em FLORÊNCIA –RN., LIRAN DANTAS, Agrônomo comprou uma propriedade para criar vacas de leite, com o reuso da água do esgoto, obteve pastos de várias espécies de capins viçosos e nutritivos e com isso a produção de leite passou da média de 5 ou 6 para 15 litros de leite por dia, uma altíssima produtividade para a região.
Uma outra fazenda de cana de açúcar, com o reuso da água para fazer um adubo orgânico, está dando resultado surpreendente, produzindo cachaça orgânica de alta qualidade para exportação com altos preços por litro, gerando bons lucros.
Outra experiência foi feita com 10 casas com pequenos tanques de filtragem e que serve para molhar hortaliças, também com bom êxito.
Esse projeto de implantação da água de esgoto tratada recebeu troféus da ONU e da Caixa, em dinheiro que foi revertido em benefício do próprio projeto.
Se outros estados e municípios da região do semi-árido implantarem esse sistema, acredito que toda a região vai virar um grande oásis que pode atrair nuvens carregadas de água, com precipitação de chuvas regulares em todo o período da estação e, talvez com essa distribuição de chuvas na maior parte do Brasil poderá evitar chuvas torrenciais em determinados locais, causando alagamentos e destruição, o que vem ocorrendo atualmente.
A tecnologia a serviço do homem.
Texto baseado no Programa Globo Rural.