Perde e Ganha

Nunca aprendi a jogar Xadrex, mas joguei até bem Damas. Recordo que no final dos anos 50 e começo dos 60, a gente costumava jogar Damas ao contrário, ou seja, ganhava quem perdia, chamavam essa modalidade "Perde e Ganha". Era divertido mas meio difícil, ter que perder para ganhar.

Pois bem, foi desse jogo que me lembrei quando soube que Hillary teve mais votos populares que Trump mas perdeu a eleição. É que lá quem elege o presidente são os delegados eleitos nos estados, a eleição é indireta. Detalhe: quem ganha num estado leva todos os delegados, mesmo que ganhe por apenas um voto. Trump ganhou no número de delegados, mas no total de votos populares perdeu por mais de duzentos e tantos mil votos.

Para nós, brasileiros, esse sistema se nos afigura edtranho e injusto, mas a democracia americana tem mais de duzentos anos e nenhum golpe. Já pensaram nesse sistema aqui, quanto iria custar o voto de cada delegado?

Fica difícil contestar o sistema dos americanos, mas que é estranho não resta duvida. Esse mesmo fato de quem tem mais votos perder aconteceu na eleição entre Al Gore e o tal Bush. Sei não, mas aqui seria eleição ganha no tapetão.

Sinceramente, apesar dos golpes e corrupção prefiro o voto direto, ganhar quem tiver mais votos. Perde e Ganha só no jogo de Damas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/11/2016
Código do texto: T5820646
Classificação de conteúdo: seguro