Este ano pela primeira vez participei de congressos sobre Artrite Reumatóide, foi uma experiência enriquecedora em todos os sentidos, aprendi muito, compartilhei dores e dúvidas, entendi que ser paciente também é assumir um papel importante no tratamento. Quando você está em um grupo de pacientes com doenças reumáticas, a dor é denominador comum em diversas intensidades.
Durante estes encontros nossa atenção se concentra nas palestras, médicos, slides, dinâmicas, são tantas novidades que a dor assume papel secundário.

 A alegria e gentileza entre pacientes é tocante,  somos todas iguais lutando pelo mesmo objetivo e isto nos fortalece.  Por alguns instantes deixamos de lado nossa própria dor e pensamos no coletivo. No bem estar geral. A dor nos torna mais generosas.
Existem associações, grupos de ajuda, médicos, psicólogos e muita gente capacitada fazendo este trabalho de conscientização, levando informações, despertando questionamentos e mudanças.  Entendi que não bastava eu ir ao médico e não seguir uma alimentação adequada, fazer uma atividade física,  meditar, buscar forças na fé,  ter o suporte de um bom terapeuta e fisioterapeuta.
Tomei as rédeas do tratamento com vontade de vencer, e sempre que posso compareço aos congressos e cursos para pacientes, vale a pena investir e se renovar.
Giselle Sato
Enviado por Giselle Sato em 11/11/2016
Reeditado em 01/02/2017
Código do texto: T5820540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.