DA RESPOSTA QUE VEM DAS RUAS...

Reescrevendo sobre ele.

A minha (re) crônica, bem simplista e humanística, tem como fundo de tela uma imagem que captei das ruas.

Não, não se trata duma imagem inédita dada à figuração nada original do que hoje enxergamos pelo nosso meio.

Todavia, dizem que “uma imagem vale por mil palavras” e foi exatamente isso que senti quando eu o avistei ao longe : uma imagem que fala por todas as palavras do meu mundo interior.

Vou mudar o pronome: do “nosso” mundo interior: o meu e o dele, ao menos.

Mundos tão iguais a despeito de tão distintos...

Não sei se engulirei minhas duas mil palavras.

Digo que somos amigos de tempos e dele obtive a autorização para sobre ele reescrever.

Então, como há anos o vejo, ali eu o avistava mais uma vez sob o alto sol do meio dia, em plena primavera das flores fugazes da avenida sofrida, a que segue alheia aos sonhos, ele (e eu!), contando seus anos passarem pelas vielas do bairro, resiliente ao tudo que nos acontece, nem sempre imbuído da triste consciência de mundo, mas , com toda certeza, pleno da consciência de vida, a de que é preciso conquistar todos os árduos sóis do mundo, cada qual do seu jeito, para se vencer a luta diária, em meio à dor das carcaças biológicas que cedem com o tempo, o tempo sempre heróico que nos “passa a perna” ,imperceptível e sarcástico, a nos levar a todos nós.

Sei que toma todos os seus "cardiotônicos" sem falha, respira fundo, e parte para a sua trincheira diária.

Não, ele não é um personagem comum: é um sorveteiro octogenário, empreendedor de si mesmo, provavelmente mais um ser a engrossar as estatísticas recentes do aumento exemplar do nosso IDH.

Mesmo aposentado, contribuinte a vida toda dos 11% sagrados (que agora pensam em ser 30%!) para lhe garantir um bom futuro senil, ele vende sorvete de todos os sabores da vida, e, ao cliente, informa ser para ajudar as vidas duma família que já chega à quarta geração.

Custo do sorvete ao consumidor final? Dois reais.

Compra o produto por um, vende por dois, trabalha oito horas por dia na rua, faz uma digna féria que o deixa feliz, e a mim se desculpou pelo lucro de cem por cento, depois de me oferecer o sabor que mais gosto em plena gratuidade: sorvete de chocolate.

Assenti como respeito à sua dádiva.

“A crise chegou”-me disse ele.

Então, como um sério “empresário”, abriu mão de cinqüenta centavos do lucro, 50%!- porque não é um “homem de falsas ofertas” inflacionárias.

Conto que , agora, o refrigério da vida pode ser degustado no decorrer daquela avenida por apenas 1,50 reais.

Um consciente e exemplar modelo empresarial anti- momento .

É barato demais...pela dura cena rodada de vida, pedagógica até!- a dum ser empreendedor, um revolucionário de si mesmo.

Trata-se dum homem mais feliz que conheci na vida, posto que senti que sente em si um fundamentado orgulho , o de ainda poder trabalhar e ajudar a quem de direito e necessidade, inclusive os seus recém –chegados bisnetos.

Olho para mim, para o nosso todo e olho para ele, a concluir que a veracidade dos tempos nunca vem dos gritos infundados e carbonizados nas ruas, mas sim do silêncio resiliente de quem arregaça as mangas, turbina o fôlego para o trabalho e constrói a vida com as próprias mãos...a despeito do tudo que nos opera contra.

Eis a mais verdadeira e gritante resposta da vitória muda, e eu a endereço aos bons homens de comando...DO MUNDO.

Quem sabe o milagre da consciência em "gestão algo humanitária" algum dia desça sobre nós, Homens deste planetinha que dizem ser azul, a despeito das nossas cinzas, Homens de todos os cantos, ora tão esquecidos nas prioridades da vida digna.

Ao sorveteiro da avenida, em sincera homenagem.