ESCREVER É ARTE OU DOM?
Eu me refiro a escrever bem, um texto de qualquer gênero, que agrade o leitor e que ele leia com prazer, saboreando e deliciando com cada palavra, com cada verso e com cada estrofe se for uma poesia, com cada verso e com cada rima. Quando se está lendo fica pregado, paralisado e anestesiado com os belos dizeres e seus significados, impregnado de beleza, de graciosidade, leveza e ternura.
Aqui no nosso Recanto no dia a dia da nossa labuta, às vezes produzo uma crônica insossa,que o leitor ao lê-la torce o nariz e pára na segunda linha… Outras vezes consigo mais leituras, mais por camaradagem ou amizade dos colegas.
O bom escritor quando escreve uma crônica sobre uma pequena pena de um pássaro ele cita a espécie, a idade, onde nasceu, em que árvore nasceu, se é de macho ou de fêmea, as palavras vão rojando como uma cascata, dando sempre muita musicalidade nas palavras, parecendo que as letras se aninham nas palavras e as palavras se aninham nas sentenças ou períodos graciosamente no texto, produzindo uma grandiosidade sem par dessa referida crônica.
Um bom texto ou um bom livro, de um ótimo escritor, além de educar, trás lazer, paz e tranqüilidade ao espírito, o leitor não vê o tempo passar, deixando-o renovado.
O dom de escrever é nato, mas no decorrer do tempo aperfeiçoa-se, até chegar ao ápice da escrita; é também uma arte, que se aprende nos colégios e nas escolas da vida aprimorando-se até chegar ao “estrelato” na arte de escrever. . . .