O SAGRADO E O PROFANO ESTAVAM DIVIDIDOS EM MONTE SANTO

No dia 01 de Novembro de 1785, exatamente a 231 anos, chegava ao Pico da Serra do Piquaraçá, o capuchinho Frei Apolônio de Tody, sendo o criador do nome da vila de Monte Santo.

Os interessados leitores do Recanto das Letras, e outros interessados em saberem da maior Romaria, ocorrida em 31 de Outubro de cada ano, em Monte Santo. Que comemorou na segunda-feira, 31 de Outubro de 2016, a Festa de Todos Os Santos, portanto leiam essas estrofes de autoria deste cordelista “Chegando os 82 anos”. A Festa de Todos os Santos/ Começou com os seus Romeiros/ Em 31 de Outubro de 1934/Ganhou novos Roteiros/ Aqui em Monte Santo/ Recebem fieis e Gaiteiros/ Criada pelo padre Berenguer/ Antes eram fortes as orações/ Vinham Romeiros de Longe/ Transportados em Caminhões/ Chamados de pau de arara/ De outros Estados e Regiões / Passaram mais de 8 décadas/ Dispersou a Tradição/ Na segunda, 31/10/2016/ Os 82 anos de Visitação/ Dos Romeiros e Romeiras/ Que sobem a Serra, sem procissão/.

Estava dividido o Sagrado, mais mantinha os seus fieis, ao Santuário de Santa Cruz, naquela tarde ensolarada de segunda-feira, 31 de Out. de 2016, houve diminuição de Romeiros e Romeiras. Mas repetiram as suas reflexões e soltaram fogos, antes da Capela do Senhor dos Passos e em todo percurso do caminho da Santa Cruz, podia ver o lixo inorgânico em toda parte.

A Praça Monsenhor Berenguer, ficava tomada por Camelôs que com Barracas diversas, de Móveis, de Confecções de variedades e de Lanches.

Esses ambulantes vieram de outros Estados e até da capital de Salvador Ba, de Sergipe SE, Alagoas AL, Pernambuco PE Ceará CE, Paraíba PB,.

A Aresol de Monte Santo, realizou a Feira de Economia Popular Solidária, Arte Cultural e Sabores. Na Praça Mons. Berenguer, onde encontravam 20 Barraquinhas e dentro das mesmas vendiam produtos naturais, artesanatos, e cordeis deste poeta que se fez presente ao Evento Cultural.

Os Romeiros (as), chegavam a cada instante e passavam pela Rua Senhor dos Passos, de acesso a Igreja Grande de Santa Cruz.

A maior atração popular ficava sobre a organização do Grupo da Aresol, que trouxe os Sanfoneiros de Capim Grosso, Uauá e Euclides da Cunha Bahia, e também da região, compareceram membros de Movimentos Sociais.

Os grupos de Reisados do povoado de Itapicuru, da Laje do Antonio, ambos da zona rural de Monte Santo. Mais do outro lado o festejo profano que acontecia na Praça João Durval Carneiro, anexo a Rua das Flores.

Entretanto os festejos ficaram divididos e a Praça de Eventos vazia. A cidade de Monte Santo, estava em abandono, em plena 82ª Festa de Todos Santos, modificada e os fieis eram especulados por moradores locais, que visaram lucros e não receberam bem os Romeiros a Santa Cruz de Monte Santo no Sertão Baiano.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 10/11/2016
Código do texto: T5819404
Classificação de conteúdo: seguro