TRUMPresidente

O que vou dizer não é a verdade, nem sei bem da verdade daquele país, sequer sabemos sobre o nosso, mas sabemos de lances, de pontos na história, na cultura. A leitura que nos restou (falo de pessoas na minha faixa etária) dos EUA foi aquela que nos chegava via cinema, Hollywood. Sabíamos em nossa infância e adolescência coisas assim: americano é sempre loiro e tem olhos azuis; há negros na América do Norte, mas eles vivem separados dos brancos e não podem frequentar todos os lugares; há avisos nas paredes do tipo colored entrance/only white, etc., nos filmes sempre as “pessoas de bem” eram esses brancos de olhos da cor do céu, os negros eram sempre escravos (nos filmes mais antigos) ou bandidos (nos filmes mais recentes). Nos filmes atuais já se percebe uma mudança, negros sendo chefes, investigadores de sucesso e outros personagens. A luta do povo de lá daquela terra é que deve ter levado e tornado a levar um negro para a Casa Branca. Do lado de cá, ficamos todos boquiabertos. Os brancos de toda parte mais ou menos calados, pois o presidente negro, afinal, tinha sob seu controle o tal de poderio bélico mais poderoso do mundo, nem sei o que Putin pensa disto, rs rs rs. Enfim, parece que ficou tudo bem. Entretanto, pelas sombras ou pela luz, pelos cantos e recantos os americanos, aqueles brancos e de olhos de céu e mar não estavam gostando nada daquele negro aboletado na Casa Branca, haviam de um dia tirá-lo de lá e esquecer o que na certa consideram uma mancha na história norte-americana. Foi aí que apareceu aquele galegão do tipo hollywoodiano e juntou-se a fome com a vontade de comer. Alguém dirá, Hillary é também branca e hollywoodiana, mas...mas... é MULHER! E quem já viu mulher mandar a não ser nas panelas, pensavam aqueles tontos de lá (e viva à Internet que nos mostra tontos, pobres de direita e outras coisas do povo daquelas bandas). Foi também por causa da Internet que os tontos de lá ficaram sabendo dos tontos daqui que ajudaram a derrubar Dilma, a analogia foi construída: HILLARY É A DILMA DE CÁ! Eu não sei se Hillary seria boa governante ou se o pimpãozudo será, como ele gosta de surpreender, pode ser que reste alguma esperança, menos para mulheres, negros, imigrantes, refugiados e pobres de direita. Penso que, quanto aos pobres de direita, o loiro velho vai colocá-los em seus devidos lugares, tornando-os pobres e escravos para, assim, dispor de mão de obra barata. Não acredito que um homem daquele pense em outra coisa a não ser no dinheiro, para ele os EUA são como ganhar um brinquedo novo. E ele agora curte ser o dono de tudo, inclusive daquela casa onde, na opinião de muitos norte-americanos foi empossada uma black familly! Muitas águas vão rolar. De minha parte, eu só continuo prestando atenção em assuntos políticos porque é uma obrigação de professores e de outros profissionais que não querem passar para baixo da linha da miséria intelectual. O que presenciamos aqui e lá é desesperador e constrangedor. Sigamos, pois, com o andor porque o santo é de barro. O santo daqui, pois o de lá é de ouro, de petróleo, de ganância e de dominação. Deixemos que o mundo gire e tiremos uma casquinha nos brasileiros que sonham com os EUA e, a partir de agora, mais ainda, terão as doiradas e lantejouladas portas mais fechadas do que nunca. A América é branca novamente, pensam eles, enquanto os nossos renegam suas/nossas origens mestiças.