JATOBÁ

O bairro do Jatobá em Patos, Paraíba, é separado do restante do mundo pela "ponte do Figueiredo". Uma comunidade briosa em sua lida diária, mesmo que a simplicidade acabe sendo um predicado por demais sensato, quando da referência àquele arrabalde. É gracioso o entrelaçar de bicicletas em toda a extensão da rua principal num esforço de idas e vindas. E estas estradas são também destinos.

O Jatobá tem vida própria: sobrevive da pesca em seu manancial; da agricultura irrigada; das gangorras de sapatos; da mão de obra para a indústria e comércio; das doações do padroeiro, em noites de quermesses; da renda das domésticas, que emprestam os seus afazeres para as casas de madames; do saldo das brigas entre vizinhos; e, ainda, da imaginação daqueles que não têm o que fazer.

Dizer que o Jatobá é suburbano é dizer pouco. Tudo ali é visceral. As esquinas do bairro mais parecem periferias do homem. Não há espaço para a razão. As pendengas se resolvem com o coração.

Atenho-me à represa, homônima do bairro, que já foi motivo do abastecimento de nossas casas: açude de brocardos folclóricos que quando "sangra" vira festa... Escoando as reminiscências. E que algumas vezes fez morrer os nossos filhos, pela imprudência atestada de tudo que é humano... E mesmo a fatalidade é um acaso de Deus.

Ah, Jatobá! Em teu solo pétreo está fincado o campus da UFCG, berço de ensino e pesquisa; o mesmo chão que abriga o Centro Social Urbano, lugar de aprimoramento e trégua... És palco de escolas públicas e CIEP's; da igreja São Pedro, oratório de todas as vidas... tens, ainda, o complexo de saúde Maria Marques, por condição basilar. E todas estas coisas são apenas bons presságios, pois muito mais haverá de surgir para galardoar tão intrigante estirpe.

Acredito que a política que se avizinha, não permitirá mais espaços para as promessas infundadas; ou para as compras de votos, por meio de negociatas eleitorais. E que o povo, por sua própria consciência, atentará para o sufrágio quão arma da democracia; fazendo com que este fiel exercício de cidadania valha o preço de um futuro. Assim, a realidade de antes, castigada pelo tempo, será transformada em acrescentamento. Os desmandos, resquícios do coronelismo, ganharão contornos de jardins de flores, e as suas mais variadas cores abarrotarão os dias de sol.

O que outrora era uma fotografia borrada, meio fora de foco, de um bairro em processo civilizatório acanhado, passará a ser um horizonte de proporções sem fim. Sintam-se orgulhosos, filhos de minha terra; compatrícios, de uma época, em que vale a pena sonhar.

* Editorial do programa radiofônico "Fazendo acontecer" de responsabilidade da prefeitura municipal de Patos, em 15 de maio de 2008.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 08/11/2016
Reeditado em 17/09/2023
Código do texto: T5816996
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.