A insegurança que mina

Claudia é Consultora de Empresas há 6 anos. Atualmente atua como Gerente Administrativa/Financeira da pequena empresa do marido e, à noite, vez ou outra faz consultoria ou ministra treinamentos em empresas da cidade. Na última, após uma capacitação de 1 dia, entendeu que muitas mudanças precisavam ser promovidas na empresa, no sentido de descrever, pelo menos, alguns objetivos específicos. Por outro lado, no centro dessas mudanças identificou Yeda, funcionária mais antiga da casa, com processos “guardados embaixo do braço” e de difícil relacionamento. Na avaliação geral, tais processos eram, sem dúvida, os mais importantes, fazendo de Yeda a chefe e a chefe a sua refém. Caso nítido de ausência de liderança e percepção por parte da Chefia.

Foi então que Claudia sugeriu à chefia reunir os oito funcionários para, juntos, desenharem “todos” os processos, com o objetivo de inserí-los na Intranet da empresa para acesso livre e, a partir daí, todos tomarem conhecimento e se envolverem com toda a empresa, já que, pelo tamanho, era totalmente possível. A ideia de Claudia, quando de conversa com a chefia, foi a de efetuar um rodizio trimestral por 1 ou 2 anos, assegurando que todos tivessem segurança suficiente para, a partir daí, a empresa tomar novos rumos. O entrave era tão grande que um tempo menor seria insuficiente.

Importante salientar que Claudia também havia identificado que Yeda, além de insegura, era uma pessoa que minava o seu ambiente de trabalho com fofocas e assuntos dispersos. Muitos a seguiam em função do seu conhecimento e, sem querer, viravam outras Yedas.

Data agendada, funcionários comunicados e eis que é chegado o dia do trabalho que, aos olhos de Claudia, poderia dar início à uma mudança de cultura imensa e tirar, aos poucos, a soberania que reinava em Yeda e dar um norte à empresa que já tinha marca reconhecida, produto bem posicionado e qualidade suficiente para crescer.

Na chegada, sem qualquer surpresa, na sala de reuniões, sete carinhas sedentas por um desafio ... Sete!

Out.2016

Rosalva
Enviado por Rosalva em 04/11/2016
Código do texto: T5813570
Classificação de conteúdo: seguro