A difícil convivência com gente grosseira

Se a convivência entre as pessoas já é árdua, o que podemos dizer quando, devido às circunstâncias da vida, temos de conviver com gente grosseira? No mínimo, que as dificuldades serão redobradas. Uma pessoa grossa nunca mede suas palavras e jamais se perguntará se o que diz ou faz não está magoando os outros. Essas pessoas são tão insensíveis que, mesmo após dizerem as palavras mais duras, agirão como se não tivessem dito nada de grave e ainda criticarão as pessoas que ofenderão se estas forem tomar satisfação. A verdade é que elas parecem entender que as outras pessoas não têm direito ao respeito e devem aguentá-las.

Uma pessoa grossa não admite que é grossa. Quando alguém lhes diz a verdade, elas respondem: "Não, eu não sou grosso, sou sincero" ou "é o meu jeito, você tem de se acostumar". Estranho é que são sempre os demais que devem se acostumar ao jeito do grosso, mas ele nunca tem que se acostumar a ninguém. Quem vive com ele, que o suporte, como se estivesse tudo bem com o fato dele viver passando por cima dos outros como um trator, xingando, criticando negativamente e nunca lembrando de tratar ninguém com consideração.

Junto com o defeito da grosseria, vêm muitos outros: arrogância, egoísmo e não raro uma grande dose de cinismo. Normalmente, a pessoa rude é arrogante e adora humilhar e constranger para se sentir superior, além de ser altamente egoísta, pois costuma se achar mais importante do que qualquer um e não é raro que se valha de um cinismo irritante ao ser confrontada ou irritada.

Quem é muito sensível sofrerá bastante no convívio com os rudes, principalmente nessa época em que ser educado passou a significar ser bobo. Uma pessoa sensível sempre se magoará ao ver as suas necessidades e sentimentos sendo esmagados por uma pessoa grossa e mal-educada.