Significado

Maitê sempre foi conhecida por sua simplicidade. Costumava valorizar as pequenas coisas e, delas, construir o seu dia a dia de forma leve.

Residia numa casa pequena, herdada de sua avó, num bairro de classe média baixa em Belo Horizonte. Com 40 anos trabalhava no que gostava – era Auxiliar de Contabilidade numa empresa de médio porte, tinha poucos mas bons amigos, uma paquera de final de semana e uma irmã que a visitava mensalmente.

Sua casa era aconchegante e cheia de toques muito pessoais de Maitê.

Certo dia, no trabalho, recebeu uma ligação de sua tia, que residia em São Paulo. Alegava que não queria morrer sem visitar a sobrinha querida.

Maitê ficou tão feliz que passou duas semanas preparando a chegada da tia.

Dona Gladis tinha 81 anos, boa situação financeira, mas estava sozinha, pois as filhas moravam há anos no exterior. Gostava de ler, fazer palavras cruzadas e conversar. Ela e Maitê, na primeira noite, conversaram tanto as línguas já estavam travando quando foram dormir. Dormiram de coração cheio.

No decorrer da visita, Dona Gladis pode perceber o quanto Maitê crescera como pessoa, no quanto era focada em bons valores e, principalmente, o quanto sabia agradecer pela vida que levava.

Durante a visita passearam por parques, visitaram a Savassi e tomaram muitos cafés com biscoitos frescos comprados numa padaria próxima. E, todo dia, Dona Gladis dizia: “Minha filha, vamos fazer uma comidinha em casa porque eu não estou acostumada a essas comidas gordurosas ao estilo mineiro”.

No último dia começou a pairar a tristeza. Como fazer agora uma sem a outra? No final da tarde Maitê levou a tia ao aeroporto e, na despedida, recebeu um pequeno pacote que, atualmente, depois de 5 anos, ainda é uma das manifestações mais carinhosas que faz prá si.

Na entrega do pacote Dona Gladis disse: “Isso é coisa simples, mas é prá ti escreveres e colares em todos os lugares e ti sentires sempre muito viva”. Chegando em casa Maitê abriu o pacote e deparou-se com uma caixinha de post-its coloridos que, desde a época, enfeitam a sua casa com mensagens, lembretes, frases, desenhos e uma lembrança terna e gostosa da tia que faleceu 1 ano após a visita e mantém-se viva através de algo tão simples.

Out.2016

Rosalva
Enviado por Rosalva em 02/11/2016
Código do texto: T5810523
Classificação de conteúdo: seguro