Bordado do avesso!

(Recomendo, ao final da leitura, ouvir a canção "O Tapeceiro", de Stênio Marcius pra entender melhor - você encontra fácil no youtube)

Ano passado tive a chance de visitar novamente a Holanda. Desta vez, porém, prometi a mim mesma que não iria embora enquanto não fosse à pequena cidade de Haarlem para, sobretudo, visitar a casa de Corrie Ten Boom, como pretendi de outras vezes e não consegui!

Por que visitar a casa de Corrie Ten Boom?

A história dessa mulher e de sua família impactou-me logo no início da minha caminhada com Jesus. Um amigo deu-me para ler o livro "Refúgio Secreto", por ela escrito. O livro conta a história da família "Ten Boom", que por "dever cristão", transformou sua casa num refúgio para famílias judias fugitivas. A consequência disso vocês já podem imaginar... Corrie foi a única sobrevivente da família; a única que, apesar de ter passado por todas as atrocidades de um campo de concentração, sobrou pra contar a história! E que bom que sobrou pois, com certeza, abençoou a vida de muitos e continua a abençoar por meio dos livros que escreveu; não são nenhum compêndio teológico ou literário, mas escritos que, com simplicidade, falam de amor e fé genuínos.

Foi com Corrie Ten Boom que me senti, pela primeira vez, impactada pelo poder do perdão! (você pode ler sobre o que ela contou aqui: Aprendendo a perdoar)

Apesar de não ter sido escrito assim no texto acima citado, me lembro bem do que mais me impactou quando lia o relato de Corrie sobre o episódio do seu encontro com o guarda do campo de concentração por onde passara. Esse guarda tinha se tornado cristão. O que mais me impactou, então, foi a frase, não sei se assim escrita, mas com esse sentido: "Senhor, ama esse homem através de mim, eu não sou capaz de amá-lo!" E ao fazer essa oração, ela conseguiu estender imediatamente a sua mão ao homem que, parado com a mão estendida, esperava pelo cumprimento. E aí sim, ela conseguiu sentir, de fato, amor por aquele homem, agora feito seu irmão! Um milagre, não?

Me lembro também que a fé e determinação do Senhor Ten Boom me impressionavam muito. Fora o seu paciente trabalho naquela relojoaria que me parecia, pela descrição, um local fascinante!!! Durante a leitura do livro, me lembro da sensação de querer tê-lo, ao senhor Ten Boom, como avô! (eu tinha 16 anos na época!)

Desde então me interessei por toda essa história e, assim como quando pré-adolescente, a casa onde a adolescente Anne Frank ficou escondida despertava em mim curiosidade por causa da história dela e também dos esconderijos e toda a história de guerra, campos de concentrações etc, a casa dos "Ten Boom" também despertou em mim muita curiosidade, mas com o significativo adendo de que os esconderijos lá presentes eram pra alojar, proteger, tentar salvar pessoas como Anne Frank.

São histórias incríveis e tocantes e eu sempre quis, então, conhecer essa casa, a casa onde viveram os "Ten Boon" e onde, também, era a relojoaria.

Posso dizer que, pra mim, foi o programa mais emocionante que fizemos nessa viagem. Além de realizar um sonho de adolescente, eu ouvi uma história linda acrescida de muuuuitos detalhes que eu não conhecia, e isso tudo dentro da própria casa, por onde a guia, tão cheia de paixão por toda essa história e de amor por Jesus (a ponto de emocionar a mim e outros turistas) nos conduziu.

Então... estou contando isso pra falar sobre um dos detalhes que lá vi...

A guia nos mostrou um quadro no qual havia o avesso de um bordado... tudo embaralhado, um emaranhado de linhas e cores. A guia comparou esse avesso do bordado à nossa vida. Muitas linhas embaralhadas, muitas cores emaranhadas. Mas... ao olharmos o lado direito do bordado (e ela virou o quadro), vemos uma outra imagem, uma coroa bem delineada, lindamente bordada. E a guia continuou: "Assim é a nossa vida. Às vezes pensamos que está tudo fora de controle, é tudo um emaranhado só, mas aí Deus nos mostra 'o lado certo', Ele nos mostra a Sua perspectiva. Esse bordado foi feito por Corrie Ten Boom e ela sempre dizia que, no final, após tantas lutas e dores, herdaríamos a 'coroa da vida', por ela aqui bordada e 'do lado certo'!"

Me lembrei de tudo isso hoje porque estava eu sentada crochetando, vendo uma série na TV (êêê vida boa!!! rsrs) quando resolvi ouvir algumas canções que me inspiram... e me lembrei de uma canção cuja letra fala justamente sobre isso, " O Tapeceiro"... linda e verdadeira!!! Sempre me emociono!

E quando ouço que nossas vidas "são obras de tapeçaria, tecida de cores alegres e vivas, que fazem contraste no meio das cores nubladas e tristes", quando ouço que se olhamos "do avesso, nem se imagina o desfecho" que "quando se vê pelo lado certo, muda-se logo a expressão do rosto, obra de arte pra honra e glória do Tapeceiro", meu coração estremece de alegria e gratidão por ter tido a chance de um dia conhecer esse, que é meu grande e generoso Tapeceiro, e permitir que ele bordasse a minha vida, com todas as cores que Ele achasse necessário, até o dia que Ele achar que está na hora de me mostrar o bordado do lado certo!

(Se quiser ver as fotos do bordado ou ter o link da canção, visite http://marocollatio.blogspot.com.br/2016/10/bordado-do-avesso.html)

Marô da Matta Machado
Enviado por Marô da Matta Machado em 31/10/2016
Código do texto: T5809111
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.