CRôNICA :A MULHER, O (MAL)CASAMENTO, OS FILHOS, O DIVÓRCIO

Ontem o Fantástico exibiu uma matéria sobre guarda de filhos...Toda a semana tenho uma cliente que sofre o que o Fantástico mostrou ontem. Essa semana um juiz deferiu de pensão 30% de salário mínimo de pensão para duas adolescentes sob o argumento de que não se comprovou quanto o pai ganha. Sinceramente tive vergonha de comunicar á cliente essa decisão. Ao menos fiquei um pouco menos revoltada com a matéria, pois o fantástico ao menos mostrou uma matéria real sobre separação e guarda de filhos. Sobre o que uma mulher passa em um lar com seus filhos. Foi sutil a parte em que mostra que a mulher fica sozinha com os seus filhos,fica doente e é pelo marido abandonada. Maldade. Além de doente foi lhe tirado os filhos. Quando melhorou quis recuperá-los e o marido não quis, por achar injusto. Como advogada, vejo isso todos os dias. O abandono afetivo. A mulher tem que assumir tudo sozinha. O homem acha que, porque ele trabalha fora e na maioria das vezes ganha um maior salário , isso é o bastante. Acha que os filhos e casa são todos por conta dela. E assim o casamento passa a ser uma relação doentia. Não há amor que suporte isso. A mulher acaba adoecendo, tendo algo físico ou psíquico, ou os dois. Onde está a maldade aí? Está nas entrelinhas. Em tratar a mulher como ser inferior, por ela não trabalhar fora, por não ser executiva, por não ganhar um salário igual ao do homem ou por não dar conta da casa e dos filhos. Mas como é difícil criar um ser humano! Ainda mais dois , três...experiência própria, 12 horas de trabalho não me cansavam como 4 em casa olhando criança, pois qualquer vacilo, um galo na testa! Lembremos que não existe filho do puto e sim filho da puta! Isso porque ainda existe arraigado na nossa sociedade que se um ser não deu certo, foi pela falta da mãe, e não do pai. O marido, companheiro que deveria ser o parceiro, vira as costas, fica com raiva e não entende o que passa com a mulher como no caso do fantástico. Pior que aí que a mulher não consegue mesmo! Auto estima vai a zero. Na cabeça não entra nada.A mulher acaba aceitando o rótulo de ser inferior e esquecendo da sua força.Não sou feminista e nem estou dizendo que todo homem é assim. Mas infelizmente ainda é a maioria ...E ninguém imagina o que uma mulher passa! Como nós conseguimos sorrir estando completamente arregaçadas por dentro! Penso que se as pessoas tivessem uma visão de raios-X tipo a do super homem, seria uma gritaria geral porque temos feridas abertas por todo o nosso corpo. Algumas que jamais serão cicatrizadas.Uma pena que nós sejamos tão involuídos ainda, e por mais que o tempo passe não conseguimos resolver essas questões! Ainda ontem aconteceu comigo. Sou divorciada e minha filha caçula e eu jogamos bola juntas, o que era até então motivo de orgulho para ela. O pai joga bola muito bem e ela pediu para ele treinar o nosso time. então ele respondeu que não, pois ele não iria me treinar. Com certeza, nesse momento o orgulho que ela sentia de me ter no time dela deve ter virado raiva, porque eu estava impedindo de ter o pai a treinando e ajudando o time. Fiquei mal, pensei bem e disse a ela que se ela quisesse eu sairia do time para o pai treinar (não sou boa de bola). Mas ela disse que não, pois o pai provavelmente não poderia treiná-la, arrumaria outro compromisso. Para vocês verem que questões de família não tem nome, profissão, tempo e nem idade...e muito menos maturidade.