A ESPIRITUALIDADE INDIVIDUAL...

A espiritualidade individual e a espiritualidade coletiva de um modo geral, constituem de assuntos de difícil trato tanto em relacionamentos entre amigos ; colegas ou mesmo com parentes , tanto no setor de trabalho como também na residência , e isto ocorre em todas as camadas sociais e não acredito mais no mito de que , quanto menor for a escolaridade do indivíduo ou seu baixo grau de conhecimento , maior é a sua VULNERABILIDADE em aceitar uma doutrina espiritual ! Pois, na minha concepção , uma pessoa que só cursou até o primário (ensino fundamental), não é em absoluto , mais propenso em crer numa determinada DOUTRINA RELIGIOSA OU ESPIRITUAL , a despeito de um professor catedrático ou um reitor de uma universidade. Não é por aí !

Eu mesmo sou de uma certa maneira testemunha de tal fenômeno

,pois , aos meus 5.8 anos de idade, já conversei muito com pessoas , algumas menos esclarecidas , já outras demonstrando um elevado grau de escolaridade e um grande acervo de conhecimentos, abordando todo tipo de assunto : Política(que é bastante polêmico); atualidades e notícias da época e conhecimentos específicos de uma matéria ,tanto nas inúmeras empresas aonde trabalhei, como também no breve período em que cursei a universidade,e essas conversas sempre ocorriam num nível elevado de entendimento, respeito mútuo, coerência e muitas das vezes até mesmo um sinal de possível CONVERGÊNCIA, no caso de uma discussão política, porém, a coisa mudava de figura, quando do surgimento da questão polêmica chamada espiritualidade e/ou religiosidade da pessoa ou mesmo de um grupo social.

Embora o alto nível de respeito mútuo, assim também o grau de coerência em relação a semântica e a gramática do diálogo ,fossem conservados, o ENTENDIMENTO caia de maneira vertiginosa e a CONVERGÊNCIA quase que zerava, visto que a capacidade persuasão recíproca dos participantes tornava-se inócua na maioria das vezes,quando o assunto é RELIGIOSIDADE. É como que de repente as pessoas participantes daqueles diálogos começassem a falar LÍNGUAS ESTRANHAS, tal qual aquele episódio bíblico TORRE DE BABEL...

luteixfil
Enviado por luteixfil em 31/10/2016
Código do texto: T5808352
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.