Betuália - Uma rotina não convencional
A vida em Betuália era sempre a mesma. Mesmas pessoas andando nos mesmos horários, falando as mesmas coisas e vivendo as mesmas vidas. Não era diferente o caso da jovem Routna, que trabalhava com o aluguel de veículos no único estabelecimento da cidade que fornecia tal serviço. O problema era que muito raramente alguém desfrutava deste serviço, já que na cidade minúscula não havia a necessidade para tal. O resultado disso era a ociosidade de Routna e sua indesejada apreciação diária de coisas repetitivas, quadro que se alterou consideravalmente após uma novidade na cidade.
Estavam sendo lançadas, em toda a nação, agências de realidade virtual, depois de um longo processo de desenvolvimento, e Betuália não ficou de fora. A prefeitura de Betuália havia feito a negociação com uma agência chamada "Loucura Nova" que fora lançada na cidade há 6 dias. As pessoas tinham começado a usar e comentar onde quer que chegassem, como a agência funcionava: era movida a inteligência artificial e transportava as pessoas para um outro lugar e com indivíduos virtuais capazes de interagir espontaneamente.
A rotina de Betuália foi substituída pelo crescente falatório a respeito da nova agência e da mudança de atitudes das pessoas: umas tornaram-se sonhadoras lunáticas, outras mais caridosas, outras pareciam insanas. Tudo isso despertou a curiosidade de Routna que se sentiu atraída a desfrutar de novas realidades. Tinha alugado significativamente mais carros (precisamente dois) em relação ao mês anterior e por este motivo conseguiu uma folga. Foi então à Loucura Nova, sendo recepcionada por um sujeito muito magro, com uma altura mediana e que usava óculos.
-Bom dia, senhorita! - Disse o sujeito.
-Olá - respondeu Routna- Bom dia! Belo bigode!
-Agradecido! Foi feito no estilo Francês - disse o homem, com as sobrancelhas erguidas - Gostaria de desfrutar de Loucura Nova?
-Sim sim - disse Routna
-Ok, deixe-me sentar para definir as configurações do serviço. Nome, por favor: - Disse o homem.
-Routna - falou Routna.
-Rotina - Disse baixinho o homem, enquanto digitava.
-Veja bem, não é ROTINA, detesto esta palavra, meu nome é ROUTNA, R-O-U-T-N-A! - respondeu Routna, com a face enrubescida.
-Sim senhora Routna, qual a opção de lugar escolhida?
-Quero um ambiente de verão, praias, gosto disso, quero uma praia Alagoana!
-Horário?
-Hum.. 17 horas..
-E quanto às pessoas do local, com seus mesmos interesses ou interesses aleatórios?
-Aleatórios, por favor..
-Feito, está na porta 7, obrigado por usufruir dos serviços de Loucura Nova!
-Não há de quê" digo e entro na porta informada. "Essas agências de realidade movidas a inteligência artificial são muito criativas na escolha do nome.