Pensando bem, a vida é boa

Frederico, em sua labuta diária de professor, tinha feito uma pausa no ensino, dedicou os seus últimos meses na elaboração de sua tese de mestrado que referia-se exatamente à temática da mente. Tornou-se mestre e sua proposta foi tão bem aceita que há um tempo o convidaram para elaborar um artigo científico que seria apresentado em um congresso brasileiro para pessoas respeitadas no cenário internacional, sendo a sua apresentação o tema central daquele congresso, o tempo passou e sua apresentação ocorreria dali a dois dias.

Havia começado sua preparação num colégio de rede pública chamado Crescendo o pessoal, onde desenvolvia um trabalho voluntário. Durante todo o tempo no colégio enriquecia com mais informações o seu artigo, descrevendo suas teorias tão bem aceitas. No início, andou buscando inspiração para escrever e ela chegou quando conheceu um pequeno estudante de Crescendo o pessoal. Se encontraram pela primeira vez no terceiro dia em que ele foi à escola para escrever o artigo.

-Seu Fred - disse o menino- sobre o que você fala nessas suas teorias famosas aí?

-Ah, oi - disse Frederico - Bom rapaz, qual o seu nome e como me conhece?

-Sou Josiel, conheci vossa senhoria na reportagem da TV local daqui, mas não me lembro bem o que o senhor escreve aí.

-Bom, cara - disse Frederico - não precisa de tanta formalidade... não sabia que minha tese tinha repercutido tanto assim. Então, o que eu escrevi fala sobre nossos pensamentos e nossa vida, a problemática desta vida cotidiana: tais como fatos e situações que tornam-nos negativos para fazer coisas e como os pensamentos agem positiva ou negativamente em nossas vidas. Por exemplo: Se você vai apresentar um trabalho escolar de matemática e até o momento da apresentação ficar repetindo que não sabe nada de matemática, é bem provável que não faça uma boa apresentação. Concorda?

-Concordo sim senhor.

-Mas se, ao contrário, você encher-se de confiança de que vai conseguir apresentar e se preparar para isso, muito provavelmente conseguirá, não é?

-Hum... é mesmo!

-Pois bem Josiel, somos os responsáveis pelo nosso estado de espírito no momento. Para fazer bem o que queremos, precisamos olhar sempre o lado positivo das coisas. Tudo fica mais fácil assim! É este o ponto em que minha teoria pretende chegar: Os pensamentos são a chave para este mundo! Através deles construímos e destruímos!

Conversaram ainda mais sobre as teorias de Frederico e acabou o diálogo naquele dia. Frederico, como professor, sabia que explicar um conteúdo a alguém ajuda a fixar este assunto e ter ideias novas, mas aquilo nunca havia acontecido com tamanha força: a conversa com Josiel lhe rendeu as próximas 3 horas de puro desenvolvimento e tal como no primeiro encontro entre eles, continuou por muito tempo conversando com o garoto e tendo novas ideias. E Josiel sentiu-se contente depois da conversa, falando de Frederico para seus colegas de classe e para seus pais que não entendiam bem dessas coisas.

A medida que o tempo passava Josiel estava sempre em contato com o professor Frederico e adorava quando ele o chamava de "Meu pupilo". Criaram um vínculo enorme e já se sentiam íntimos, apesar da diferença de idades. Josiel havia contado sua história: Era um garoto pobre, penúltimo de uma família de 5 filhos. Embora seus pais não possuíssem tanto estudo, sempre o instigaram a resolver os exercícios escolares e focar na aprendizagem. Os pais de Frederico acreditavam no futuro brilhante a que se pode chegar através dos estudos e o menino captava isso e retribuía com ótimas notas e destaque escolar. Seu sonho era ser famoso por suas contribuições ao mundo, não por vaidade, mas porque gostaria que fosse por muito tempo lembrado depois da morte, tal como Aristóteles, Jesus Cristo e Isaac Newton. Estudava para isso, tinha sempre objetivos claros em sua mente e o mais importante: era um garoto de fé e determinação.

Frederico tinha uma história muito similar a de Josiel. Talvez, por serem tão parecidos é que se entendiam tão bem. Era um indivíduo sábio e já tinha certa influência no lugar onde vivia, por suas declarações motivadoras e por sua simpatia cativante. Escrevia o que vivenciava e era muito dinâmico ao fazer isso, usava bons exemplos que sempre justificavam suas teses. Bem como Josiel, pretendia fazer coisas boas para o mundo, pensando em participar de uma certa campanha que estava para ocorrer e continuava a escrever o artigo até aquele momento.

Faltando então os dois dias para a apresentação, Josiel foi a Crescendo o pessoal e encontrou Frederico.

-Bom dia, mestre! - Disse Josiel

-Bom dia, Josiel! Como tem sido seu dia? - falou Frederico

-Formidável! Sabe, mainha preparou pizza para comermos e eu já estou lendo um novo livro que vai me ajudar muito com umas questões de física, acho que vou ser cientista! Através da ciência mudarei o MUNDO! Como anda o projeto aí?

-Nossa, que motivação! - disse Frederico, com uma breve risada- Mas está certíssimo, siga em frente! Bom, estou na reta final... mais alguns detalhes e o artigo fica pronto!

-Maravilha! Sentarei na primeira fila quando fores apresentar!!

-Com certeza, sua presença será essencial! Pode fazer um favor pra mim?

-Posso sim! O que será?

-Ir aqui em frente à escola, fotocopiar alguns documentos importantes para anexar junto com o artigo. Mas por favor, tenha muito cuidado ao atravessar essa pista, tudo bem?

-Tudo bem, caro professor!

Josiel pegou os documentos e foi então em direção à gráfica que faria as fotocópias. Andava refletindo sobre a vida e divagando sobre pequenas questões sobre como deveria se comportar na apresentação e que roupas vestir, logo lembrou dos conselhos de Frederico e pôs-se a pensar em coisas positivas. Ficou repetindo: vai dar tudo certo, vai dar tudo certo e com uma estranha sensação de felicidade andava, sem preocupações até que chegou no asfalto movimentado e focado em seus pensamentos não percebeu quando um grande automóvel branco o atingiu em cheio e o jogou longe.

Furdúncio, preocupação e negativismo eram as coisas que atingiam Frederico naquele momento. Como pode deixar uma criança solta fazer uma coisa que ele havia pedido. Já se havia passado três horas desde o momento em que soube do acidente e uma hora desde de que soube da MORTE de Josiel. Tinha tido um forte apego com o garoto e lembrava-se agora de suas expressões e dos diálogos que tiveram. A última frase que havia dito, martelava em sua cabeça: “Tudo bem, caro professor”.

Depois de tamanha comoção, lembrou-se do que havia trabalhado todo aquele tempo: o pensamento positivo. Mas como ter pensamentos positivos quando trata-se de uma questão de MORTE? Foi, então, ao enterro do garoto. Sentindo-se tremendamente culpado presenciou a agonia da família do menino e jurou a si mesmo que a vida dele não terá sido em vão.

A sua apresentação no congresso seria no próximo dia e estava decidindo se iria ou não apresentar. Por último decidiu-se que iria sim. Pensando em Josiel, não conseguiu se concentrar em como começaria seu discurso, o tempo foi passando, a preocupação aumentando e o momento ao qual tinha se preparado durante meses havia chegado. Era o indivíduo mais esperado daquele congresso e começou seu discurso num grande salão, repleto de pessoas das mais diversas áreas e interesses.

Saudações a todos! – Disse Frederico – Confesso que estou inseguro para começar essa apresentação e vou explicar o porquê: Passei boa parte do período em que estava escrevendo o artigo, na companhia de um jovem garoto que me ensinou tremendamente com sua característica sonhadora e positiva, falo muito sobre essa característica em meu artigo e sobre as facilidades que elas nos proporcionam. Entretanto, meu caro amiguinho faleceu antes de ontem e dedico tudo o que eu falar a partir de agora a ele.

Nada se cria, tudo se transforma, acredito piamente que Josiel me acompanha de algum lugar e confirma consigo mesmo a veracidade do que falarei aqui:

Repetirei para vocês o que falei para meu jovem amigo:

Os pensamentos são a chave para este mundo! Através deles construímos e destruímos. Pense, fale e aja positivamente que tudo conspirará para que sua vida seja de fato positiva! Olhando para vocês e pensando em Josiel, confesso que nem sempre é fácil, vivencio isto agora: o negativismo após a morte de um amigo. Mas exatamente por tratar-se deste amigo em especial, prometo aqui e para todos: buscarei a felicidade e a espalharei onde quer que eu chegue pois tenho certeza de que Josiel me apoiaria nesta decisão.

Apresentando de fato o projeto, gostaria de declamar para vocês o último parágrafo dele, pois sei que ele resume tudo o que proponho aqui e para todos;

Vivam o presente do modo mais abundante possível, mas se preocupe com o futuro sim, tenha metas, dê um prazo e trabalhe duro para atingi-las! A realização de sonhos depende de dedicação, se esforce, deseje as coisas, mas haja sempre com justiça no mundo. Se uma ideia surge em sua mente, por mais absurda que possa parecer, ela pode ser concretizada sim! Seja sempre justo em suas ações!

Todos aqui! Não deixem que o que Josiel, pequeno garoto e de grandes anseios, buscava na vida seja tido como um "sonho", pois não é! Vocês poderão ser lembrados sim, façam o bem, ajudem a humanidade com suas ideias! Se preferirem, permaneça no anonimato, mas ajudem os próximos que o tão sonhado “futuro” será concretizado! Apreciem a vida, mas não se esqueçam de suas responsabilidades (Josiel ao não prestar atenção no trânsito e eu por deixá-lo partir sozinho, esquecemos as responsabilidades naqueles momentos). Peço a todos que ajam, atinjam suas metas e deixem suas marcas na construção de um mundo melhor! É assim que chegamos ao estágio de “felicidade”!

A plateia com unanimidade ficou de pé e o aplaudiu com muito fervor, seu discurso fora gravado e exibido em todo o mundo e depois de um tempo o artigo publicado atingiu o maior número de visualizações que jamais ocorreu e Frederico venceu aquela "campanha" que almejava participar. A campanha que Frederico venceu foi a de primeiro governante de uma nação mundial e única. Pensava sempre em Josiel que tornou-se fundamental nos momentos difíceis de sua administração. O pequeno garoto deixou sua marca sobre um novo sistema que surgia.

Em algum lugar, Josiel viu que estava sendo lembrado e pode conferir como suas palavras e ideias tiveram um grande poder na construção de uma nova realidade. Mas sabia ele que qualquer um com grandes desejos poderia ter provocado tamanhas transformações.

Gabriel F Araújo
Enviado por Gabriel F Araújo em 27/10/2016
Código do texto: T5805228
Classificação de conteúdo: seguro