O TRABALHO

Em primeiro lugar no meu conceito o trabalho dignifica o corpo, a alma e satisfaz o ego; é uma doação ao seu semelhante de um bem ou de um serviço, é ser útil à sociedade, desenvolvendo-a com sua mão de obra. O trabalho pode ser voluntário ou gratuito, ajudando a suprir as todas necessidades de casas assistenciais e que causa a mesma satisfação se tivesse recebendo um salário.

É lógico, que a maioria dos trabalhadores tem um emprego e recebe o seu salário para sustentar a si próprio e à sua família, para o seu lazer, para suas roupas e calçados, para pagamento dos estudos próprio ou de seus filhos e para cumprir uma meta de construir um patrimônio para o futuro de sua família. E, para quem executada com honestidade e prazer, ou dom, é uma terapia, propriamente um lazer e um exercício físico e mental que faz bem para a saúde do corpo e da alma. Se o trabalhador faz o que gosta e tem muita identificação com seu trabalho as horas passam que ele nem percebe.

Trabalhar não significa só construir um edifício, uma ponte, estradas, são os serviços chamados braçais. Existem outros tipos de trabalhos como de pesquisar, ensinar como professor escolar, de música, de dança e outras tantas atividades mentais. O estudante também faz um trabalho de aprimoramento da mente.

O que mais apraz ao trabalhador, além do salário que recebe, é olhar o serviço, a obra pronta, que pode ser um quadro de pintura, um livro escrito, uma estrada pavimentada, um grande edifício, uma invenção ou criação de coisas que tragam benefícios à sociedade, apreciando com em todos os detalhes da coisa feita e dizer:

—Aí derramei meus suores, dei o melhor de mim, esmerei-me, esforcei-me, fatiguei-me mas com muito prazer e orgulho. Faria tudo de novo e a vida inteira, enquanto tiver forças, tudo isso vale mais que todo ouro do mundo.

O trabalho é sagrado e dignificante.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 25/10/2016
Reeditado em 25/10/2016
Código do texto: T5802450
Classificação de conteúdo: seguro