VOLTANDO A DRUMMOND EM FRAGMENTOS-PARTE IV

Não do meu velho caderno escolar... Sim, poema bem pensado (minha professora não era vidente intuitiva ou espiã no escritório do poeta) e publicado logo depois. Amo preciosidades achadas por acaso dentro de livrarias-sebo......... Vê-se claramente que é uma aula de poesia, política e mineiridade. Ave, DRUMMOND!

- - - - -

Do livro MENINO ANTIGO - BOITEMPO II (1973).

P O R T Ã O, de CDA

“O portão fica bocejando, aberto / para os alunos retardatários. / Não há pressa em viver pressa em viver / nem nas ladeiras duras de subir, / quanto mais estudar a insípida cartilha. / Mas sei o pai do menino é da oposição / à ilustríssima autoridade municipal, / prima da eminentíssima autoridade provincial, / prima por sua vez da sacratíssima / autoridade nacional, / ah isso não: o vagabundo / ficará mofando lá fora / e leve no boletim uma galáxia de zeros. // A gente aprende muito no portão / fechado.”

I N T E R P R E T A Ç Ã O:

1---Significado, ‘tradução’ das seguintes expressões: “O portão fica bocejando” - A aula seria, provavelmente pela manhã, cedinho - o portão parece uma pessoa ainda sonolenta, de boca aberta, bocejando. // “insípida cartilha” - Enjoada - o menino não gostava muito (ou nada?) de estudar e achava tudo insípido, sem graça, insosso (comida insossa - sem sal, sem gosto, sem graça). // ‘mofando lá fora” - Esperando lá fora, parado, até criar mofo. // “A gente aprende muito no portão / fechado.” - Aprende, sim, que nem todas as pessoas são realmente compreensivas e pacientes com os outros, de opinião ou situação contrária (a eterna oposição política). Em política para viver bem, só mesmo sendo parente, primalhada infinita, ou do mesmo partido! Adversário não sobrevive.

2---Descrição do modo de vida e da ‘geografia’ de Minas Gerais: “Não há pressa em viver” - O povo mineiro é todo devagar: calmo, tranquilo, paradão... // “ladeiras duras de subir” - MG é um estado montanhoso, com cidades ladeirosas.

3---Implicância com o filho do homem da oposição (a quem ou a quê?): O pai do menino é do partido político ao do prefeito (autoridade municipal), do governador (autoridade provincial/estadual) e do Presidente da República 9autoridade nacional), daí no colégio implicarem com este aluninho.

4---“ os alunos retardatários” - É o mesmo que atrasados. // “o vagabundo” - ‘Xingamento’ justamente porque o pai é do partido da oposição. Fosse da mesma posição política, deixariam entrar, mesmo com atraso.

5---“no boletim galáxia de zeros” - Palavra ‘galáxia’ em sentido mais ou menos coletivo; no boletim, grande quantidade de zeros. (Dicionário - ABHF - “Galáxia, o mesmo que Via-Láctea, nebulosa que forma uma longa mancha branca no escuro do céu: mancha branca, várias constelações, coletivo de estrela.)

6---Pelo título do livro, MENINO ANTIGO, é poesia memorialista, recordando, talvez, seu próprio passado e/ou de qualquer mineirinho do século anterior ou início do século XX.

7---Pensar e discutir - a) Que desculpa você apresenta (ou nunca apresentou?) quando está retardatário na escola ou outro compromisso? b) Existe aquele velho provérbio DEVAGAR SE VAI AO LONGE. Pois bem! Agora escreva mineiramente uma estória que tenha como desfecho a moral DEVAGAR SE PERDE A HORA.

F i M