Mensagens que edificam - 242

Qual é a sua concepção de divindade?

Criadora, antropomórfica ou panteísta?

Seria um criador antropomórfico, ou um deus totalitário que é e está em todas as coisas, inclusive em você?

Se ele é dotado de antropomorfismo tem características que justificam o comportamento humano, ou que facilitam a sua compreensão. Assim sendo, é passível de cometer erros e falhas tais como os meros mortais, mas que por outro lado, fazem com que ele seja mais próximo da criatura, e por conseguinte que não seja tão intangível. Todavia, sua onipotência é gravemente afetada, quando tão igual à criatura fica vulnerável às mesmas fragilidades. Sob o aspecto da contemplação o panteísmo beira o romantismo religioso, onde tudo é deus. O amanhecer, a flor que desabrocha, os raios do sol, a brisa, a força do vento, o furacão, o trovão, o tsunami, o vulcão, a abelha, o mel, o demônio da tasmânia, o pitbull com raiva, enfim... Deus é tudo em todos.

Há quem já não suporte nem uma coisa nem outra. Nenhuma filosofia tem proliferado tanto no mundo quanto o ateísmo. Talvez porque seja bem mais fácil não crer do que defender uma fé. A neutralidade ou a falta de necessidade de fazer prevalecer convicções estruturadas no invisível e no intocável tem sido abraçada com muito mais conforto. Se avaliarmos a história das sociedades perceberemos a presença constante de distúrbios e guerras resultantes da defesa e da tentativa de impor aspectos doutrinários e comportamentais, todos de cunho religioso. Ainda hoje, o fundamentalismo e o extremismo matam em nome de deus. Entre o panteísmo e o ateísmo fico com algo que não me apresente um fanatismo, onde um antropomórfico deus, desembainhe uma espada e sob um brado de guerra declare a batalha da fé contra a racionalidade. Se tudo também é deus, vivo no altar do incompreensível, cercado por santos e símbolos da presença do todo, do Pan, do tudo, quando no fundo, eu só quero paz.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 20/10/2016
Código do texto: T5798023
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.