CUNHA PRESO...

EDUARDO CUNHA : Vaiado em público, agredido, sua liberdade botava em xeque a imparcialidade de Sérgio Moro..

A prisão de Eduardo Cunha se impôs como necessária para Sérgio Moro. A liberdade do ex presidente da Câmara era um acinte diante às demais detenções ocorridas em espetaculares operações sensacionalistas e acompanhadas pela mídia. Desde a desnecessária condução coercitiva de Lula, que foi alardeada em tempo real pelos órgãos de comunicação, um olho crítico se debruçou sobre as tais façanhas, mesmo entre a não petistas, mas de pessoas dotados de bom senso. Não foram poucas as admoestações de nomes importantes do meio jurídico alertando dos excessos. Pessoas com endereço certo, não oferecendo resistências, devem ser notificadas com hora certa para se apresentar e prestar depoimentos, não serem, à revelia, confiscadas dentro de seus lares, mediante aparatos opulentos. Ainda assim os espetáculos se repetiram nas prisões de ex-ministros petistas, como o ocorrido com Guido Mantega, quando acompanhava a esposa em procedimentos cirúrgicos no hospital Albert Einstein, antes Paulo Bernardo passou pela mesma situação, e ainda a sede do PT em São Paulo, invadida como se fosse reduto de traficantes nos morros cariocas. Todas as operações tinham endereço certo, desqualificar o Partido dos Trabalhadores frente ao grande público, em épocas pré eleitorais, já não dava para ocultar de ninguém as tais intenções direcionadas. Enquanto isso, Eduardo Cunha, já sem o foro privilegiado, ainda usufruindo do apartamento funcional em Brasília, indevidamente, continuava livre e sorridente. Passou a ser uma pedra no sapato do Moro, injustificável, até, depois de remetidos os autos para seu colo, enviados pelo ministro do STF, Teori zavascki. Há quem se aperceba de que a prisão do fanfarrão é uma justificativa para a detenção de Lula, o que seria indigesto prenderem o ex presidente com o livre trânsito de Cunha... A sociedade participa do espetáculo, até certo ponto, como parafuso que depois de muito usado, espana. Em tempo, a posição ascendente de Lula nas últimas pesquisas para a presidência em 2018, demonstra que os remédios aplicados podem estar tendo efeitos colaterais...