EXEMPLO PARA MINHA QUERIDA UBATUBA

Há pouco mais de um mês estive em Santa Catarina, na cidade hoje conhecida como Balneário Camboriú. Antes, apenas Camboriú, uma praia que eu nem sabia ser município, pensava que fosse distrito, talvez de Joinville, que fica ali pertinho. Nos anos setenta era ainda uma vila de pescadores, com casas de madeira, ranchos e redes de pesca à beira mar. Conhecia o lugar de passagem, indo em direção à Florianópolis ou Porto Belo. Agora fiquei pasma! Que surpresa agradável! Balneário Camboriú se transformou numa cidade e tanto. Vista de certos ângulos, principalmente em fotos, até lembra Nova York. Acho que é mesmo a inspiração deles, pois construíram e vem construindo prédios bem altos. As ruas, à partir de uma avenida central, do lado direito têm "como nome" números pares e do esquerdo, números ímpares. Tudo por lá é muito cuidado, os canteiros floridos, o asfalto lisinho, a orla super bem arrumada, cheia de quiosques uniformes com numeração visível que facilita a localização, principalmente para os turistas. Alguns ônibus, chamados de bondinho, circulam de um ponto ao outro da orla, permitindo aos visitantes um bom passeio, ao mesmo tempo em que servem de transporte normal à população. A parte traseira deles, antes da catraca, é destinada aos idosos. Havendo lugar livre, qualquer um pode se sentar, mas assim que um idoso entra, vários jovens se levantam para dar-lhe assento. Disseram que na temporada a praia fica iluminada e ali se pode passear, conversar, beber cerveja ou jogar peteca até altas horas sem problema. Balneário Camboriú tem algumas atrações, como museus, passeios e outros, inclusive um teleférico. Não tive tempo de desfrutar de tudo em apenas dois dias. Mas quero voltar assim que possível, principalmente porque fiquei com inveja. Gostaria muito que Ubatuba, minha praia querida e preferida, seguisse o exemplo dos catarinenses. Senti vergonha de fazer a comparação. Ubatuba, que tem impostos dos mais caros do Brasil, precisa urgentemente de uma revitalizada! Até sugiro que o novo prefeito e sua equipe façam uma visitinha ao Balneário Camboriú. Pode servir de inspiração. Independentemente dos prédios altos, nem precisa, muita coisa pode ser copiada. Tomara! Mesmo antes da visita, que tal começar a asfaltar as ruas, quase todas esburacadas?