OS CINCO ETERNOS POSTULADOS... (DA DOUTRINA ESPÍRITA).

Quando nos recolhemos mais cedo, automaticamente do mesmo modo, nossas atividades têm o seu começo antes do dia amanhecer; passa um pouco mais das seis horas da manhã, desta sexta- feira, * final de mais uma semana, com prenúncios que teremos a “presença” do Sol para “alegrar” nossas vidas e porque não aproveitarmos estes minutos de silêncio desta manhã para algumas Reflexões?

O título acima, - de nossa parte. - já enfocamos várias vezes, mas pela sua abrangência, não se “esgota”; do mesmo modo, em inúmeras ocasiões, acompanhamos o saudoso amigo*, em suas constantes palestras, em Centros Espíritas, era muito comum ele nos dizer: “Saul, não tive tempo de preparar a palestra de hoje; não sei o que vou falar...” De imediato nos sugeríamos, fale sobre os “Cinco Postulados da Doutrina Espírita”, pois sempre há a possibilidade de enfoques “novos” que o valorizam, sempre aceitava nossa sugestão, e ao abordá-los o fazia por ângulos e detalhes diferentes, sem ser repetitivo...

Realmente estes Cinco eternos Postulados, em que são os “alicerces” doutrinários do Espiritismo, é uma “luz”, que elucida nossas dúvidas e incertezas a respeito da Vida com os seus naturais questionamentos...

Começa por DEUS! É a energia cósmica pulsante, atuante, em tudo, no micro e no macro, que não teve princípio, e não terá um fim, o que a princípio é difícil o nosso limitado entendimento, pois nossa “visão” se prende a espaço e tempo...

O Segundo Postulado é a ALMA! Centelha divina, inerentes a cada um de nós, teve um “começo”, na agregação de valores e sensibilidades, na “esteira” do tempo, nos três “reinos”: mineral, vegetal e animal... Sobrevive, após deixar o “casulo físico”; a morte não é o fim, mas o recomeço com infinitas oportunidades de estudar e aprender...

O Terceiro Postulado é a COMUNICABILIDADE, isto é, fala da possibilidade de “aqui” voltarem, “marcar” sua presença, através de médiuns, que desenvolveram esta sensibilidade; há irrefutáveis provas mais recente com destaques a Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco, e outros centenas de médiuns, com ostensivas evidências, através de livros e mensagens que os dois planos se interagem e até exercendo uma influência positiva ou negativa, tudo depende da “sintonia” de cada um...

O Quarto Postulado, fala da REENCARNAÇÃO; a vida dos seres humanos não se restringe a uma tão somente, mas de incontáveis existências, que não deixa de ser uma manifestação da Justiça Divina; a vida de cada um é “melhor” ou “pior”, tudo dependerá do nosso “ontem” que reflete nosso “hoje”...

O Quinto e último Postulado fala da PLURARIDADE DOS MUNDOS HABITADOS. Não deixa de ser uma consoladora resposta da Incomensurável Grandeza Divina; incontáveis astros luminosos e iluminados, “perambulando” nos Infinitos Universos que pulsam Vidas! Em níveis inferiores, iguais, ou superiores as nossas; é uma abençoada “escola” de aprendizado, em permanente “intercâmbio”; “alunos” “rebeldes” podem ser “transferidos” se não acompanharem os níveis de evolução atuais, e neste caso, irão habitar mundos condizentes com o seu nível de ser...

São estes os cinco eternos Postulados, que elucidam, nos dão a Esperança, para estes momentos de “inquietações”, que estamos evidenciando em nosso país, que haveremos de superar, pois todos estão “subordinados” a Lei do Progresso, que será pelo caminho da “dor” ou do “amor”; tudo depende da escolha de cada um...

*Referimo-nos ao saudoso amigo Professor Doutor Reinaldo Spítzner, que mesmo já tendo 90 anos era um incansável divulgador destes cinco Postulados; nos, durante muitos anos, o conduzimos para suas palestras...

Curitiba, 5 de julho de 2.013 - Reflexões do Cotidiano – Saul * Hoje é 17 de outubro de 2016

-Imagem: Google (Allan Kardec)

http://mensagensespiritas.zip.net ou http://www.mesnagensespiritas.nete63.net.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 17/10/2016
Código do texto: T5794228
Classificação de conteúdo: seguro