FREI DAMIÃO DE BOLSANO; MAIS DE 60 ANOS DEDICADOS AO BEM... 16h49min.

Esta singela crônica, o fazemos por uma “cobrança” de nosso genro Silvan; confessamos que quase nada conhecíamos sobre este personagem que dá o título de nossas Reflexões do Cotidiano de hoje.

Teve uma longa existência terrena, - 99 anos - cuja maior parte de sua vida, foi no Brasil, que adotou como sua segunda pátria, motivo pelo qual tinha dupla nacionalidade. Aos doze anos foi estudar num colégio de padres, porém, teve que interromper os seus estudos, - 19 anos – foi convocado para Primeira Guerra Mundial.

Finalmente aos 27 anos, diplomou-se em Teologia pela Universidade Gregoriana em Roma, (1925) e, em 25 de agosto de 1923, é ordenado sacerdote, frade capuchinho; Colégio São Lourenço de Brindisi. Permanece fazendo o seu apostolado, no norte da Itália, até 1930,* quando vem para o Brasil, e aqui vai permanecer até a sua morte.

Foi mais de 60 anos de dedicação, preferencialmente a comunidade nordestina, foi um padre “viajante”, isto é, ele ia visitar as cidades mais carentes do Estado de Pernambuco; “* fazendo peregrinações pelas cidades, dando comunhão, confessando, realizando casamentos e batismos, por muitos nordestinos é considerado como Santo. Encontrando-se atualmente um processo de beatificação desde 31 de maio de 2013”. Pertencia a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Diocese Arquidiocese de Olinda, Recife.

Em sua longa existência dedicadas ao bem, foi, - e é – muito venerado, durante estes longos anos de suas atividades eclesiásticas, são atribuídas a ele vários milagres de curas, em que a ciência, não dá uma explicação...

No decorrer de sua vida, teve um sério problema de coluna, apesar desta anomalia, que, certamente, dificultasse a suas atividades, a isto convivia, e superava, pois o seu trabalho se estendeu até quase os últimos meses de sua profícua existência...

Sua vida é retratada num livro do escritor Luiz Cristóvão dos Santos, Frei Damião – O Missionário dos Sertões. 17h25min.

Frei Damião Bolzano, nascimento: 5 de novembro de 1898, Nascimento: Mussarosa, Itália. Falecimento: Recife, 31 de maio de 1997 Nacionalidades: Italiana, Brasileiro.

*Nomes e datas compilados da Wikipédia.

Curitiba, 14 de outubro de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 14/10/2016
Código do texto: T5791753
Classificação de conteúdo: seguro