REPRESENTATIVIDADE DO NÚMERO QUARENTA

Participei de alguns cursos de artesanato, como pagamento dávamos o que pudêssemos para auxiliar nas despesas operacionais. Alguns não davam nada, pois estavam desempregados e buscavam ali um meio alternativo de renda.

Eu buscava mudar de máscara.

Além do que pudéssemos ajudar, tinha o momento com Deus, que começou em 5 minutos e já andava em 30. Aquele momento não me prejudicava em nada, aliás, sempre que podemos estar com Deus é de se aproveitar.

Um dia o pastor e professor de mosaico comentou passagens bíblicas e por duas vezes referiu-se ao número quarenta. Primeiro sobre os quarenta dias que Moisés passara no monte e logo em seguida, sobre os quarenta anos de peregrinação pelo deserto.

Então lembrei dos quarenta dias e noites do Dilúvio, de Ali Babá e Quarenta Ladrões e tantas outras coisas que envolvem este número e perguntei o porquê da preferência de Deus pelo número quarenta. Ele fez-se um silêncio, ele franziu a testa e respondeu que era um simbolismo, então não carecia de discussão.

Resposta fraca pensei eu e apimentei a discussão, perguntei-lhe se ele sabia quem escrevera a bíblia. Foram muitos discípulos, atendendo as palavras ditas por Deus, disse ele.

Será que os discípulos sabiam contar além de quarenta? Perguntei-lhe?

Claro que acredito que seja um simbolismo e que o importante não é discutir a palavra de Deus, mas a de quem interpreta, pois se acreditamos cegamente no quarenta, poderemos acreditar que Deus nos castigará, que temos que temê-lo, entre tantas intenções dos humanos como nós, que são os religiosos profissionais.

O importante foram três horas semanais durante 3 anos, aprendendo e num ambiente fraterno.

Aprendi que Deus não é apressado e então por que devemos ser?

A nossa vagareza só não pode prejudicar o caminhar do próximo, que deseja andar mais rápido, desde que observando as regras de ultrapassagem, ou seja, sem atropelar direitos e pessoas.

Então o melhor é deslocar na quarenta. Deslocar na quarenta é andar devagar, com o olhar espectante, aliás, boa velocidade para prevenirmos acidentes e identificar situações de perigo!

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 13/10/2016
Reeditado em 19/04/2017
Código do texto: T5790374
Classificação de conteúdo: seguro