Cadê o troco ?

- O senhor não teria trocado ? Pergunta a caixa , com cara de nojo !

- Não, e você tem ? E ela me olha assustada, não acreditando na minha irônica contra pergunta.

Obrigação de ter trocado é do comerciante, e de mais ninguém, por isso a pergunta deve ser bem feita, senão chateia. Há uma falta de troco ilógico no Brasil, e nada do que digam fará realmente sentido.

As autoridades dizem através da imprensa: " Não guardem moedas em casa, pois isso acarreta a falta de troco na praça".

Mentira ! A falta é porque o Estado vem cunhando menos do que deveria já há alguns anos, e isso é o que causa o desconforto no mercado, e não os "porquinhos" que as crianças tentam rechear aos poucos.

Com o miserê que o povo passa, eles acham que as pessoas conseguem ficar retendo moedinhas ? Claro que não, tudo é para pão, leite, café...A quem tentam enganar ?

Em todos os países há um incentivo a pequena economia, até porque é assim que se ensina a economizar, isso é salutar, educativo, e não pode ser persuadido a não fazê-lo, uma idiotice muito grande.

Seria mais bonito chegarem na TV e disserem a verdade : " Gente, cunhar dinheiro em moeda custa caro, e por medida de contenção de despesas , reduzimos temporariamente a circulação de novas moedas".

O meu pai nunca se preocupou com troco, se precisasse uma caixa de fósforos, entrava na padaria e a comprava, mesmo que fosse com uma nota de cem, ele dava o que tinha, e os caras que se virassem para trocar. Certo estava ele !

Quem já esteve fora do Brasil sabe, lá fora todos os comércios tem trocados em abundância, as pequenas moedas são as verdadeiras moedas de circulação, ninguém anda com nota graúda, é só cartão e moedinhas. Uma vez entrei num banco para trocar uma nota grande de Euro, e me olharam com desconfiança, levaram a nota para dentro, conversaram em sussurro, e depois , muito sérios , me trocaram a nota ,como solicitado.

As pequenas moedas de r$ 0,01 sumiram, mas continuam com essa história de r$ 1,99, mas se tentar pagar com uma nota de r$ 2,00, "Adeus viola!", nada de troco, e nem se justificam, fica por isso na maior "cara dura".

A minha crônica é simples, pois acredito que a circulação de miúdos gera economia verdadeira, gasta-se menos, pois evita-se a "lei da compensação", onde compramos além do necessário só para "trocar". Experimente pegar a sacola e ir à feira com uma nota de R$ 100,00, te olharão como se você tivesse matado a mãe às seis da matina.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 13/10/2016
Código do texto: T5790106
Classificação de conteúdo: seguro