CÍRIO DE NAZARÉ

Nossa Senhora de Belém do Grão Pará, fundada em 1615, é tida como a sala de visitas da Amazônia, cidade de ruazinhas estreitas, calçadões de pedra, velhas igrejas e mangueiras centenárias.

Agora no mês de outubro, Belém festeja o “Círio de Nazaré”, um evento comemorativo do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida num dos muitos rios da região, festa que recebe gente de todas as partes do Brasil e até do exterior.

Eu mesmo, no ano de 1971, então com 32 anos de idade, residia em Belém e participei duma procissão do “Círio”, acompanhando os fieis pelas ruas e avenidas da histórica cidade. Com muito esforço, consegui segurar a famosa corda amarrada ao andor da imagem, rezando e pedindo graças à padroeira. Dizem que a pessoa, segurando a corda, é abençoada e alcança os seus pedidos.

Nota-se nos rostos e nos olhos dos romeiros a fé e a esperança dos fieis, que se acotovelam e se espremem durante a procissão. É comovente e muito lindo de se ver!...

Quero, pois, rogar a Nossa Senhora de Nazaré suas bênçãos para o nosso amado Brasil, especialmente agora, neste momento político que o país atravessa, buscando novos rumos e soluções para os nossos problemas.

Que assim seja!...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 08/10/16

Dedico esta crônica à colega recantista, poetisa Conceição Gomes,

nascida em Belém do Pará e pessoa muito ligada às suas origens.

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 08/10/2016
Reeditado em 08/10/2016
Código do texto: T5785719
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.