O BALSAMO

Ela é portadora de artrose na quinta vértebra lombar e ouviu da última médica que consultou: não tem cura,não tem reconstituição e remédio para dor só é paliativo,com graves efeitos colaterais.Fortalecer os músculos das costas através da hidroginástica foi o que lhe receitou.Ela

relembrou o amor pela piscina e durante 12 anos se deliciou com as aulas e viu sua dor quase sumir.Há dois anos mudou de cidade e se descuidou...nada de hidroginástica.E a dor voltou forte,atacando agora pernas e joelhos.Ela se assustou,procurou e achou uma piscina a 6 quarteirões da sua casa atual e reservou dois dias da semana em que andaria meia hora dentro da água. .Na quinta ida já sentia os efeitos curadores da água aquecida.Atrevida,resolveu subir os dois degraus da escada de uma maneira mais rápida e....se viu caindo pra trás,com as pernas presas no espaço da parede da piscina e a escada.Rapidamente se refez do susto,conseguindo soltar as pernas.Respirou fundo e subiu da maneira tradicional - dois pés num degrau,dois pés subindo pro outro degrau.

Meia hora depois se viu sã e salva em casa e com as dores multiplica-

das pelo tombo.Foi trabalhar sem dizer nada pois não queria

preocupar a família. Uma colega observou: você piorou? E foi o bastante- numa enxurrada de palavras se atropelando, Ela desabafou,contando o erro que cometera.A amiga a consolou.Agora é recomeçar.E Ela descobriu o balsamo que é compartilhar o susto e a dor .

Maria Neusa Guadalupe em 8 de outubro de 2016