Ser Avós Hoje

Os avós sempre desempenharam um papel muito importante no âmbito familiar,tanto que frequentemente os estudiosos os consideram valiosa ajuda para superação dos conflitos geracionais.São realmente eles a constituirem uma base segura a partir da qual se pode projetar verso o futuro.Convencida de tal idéia era a psicanalista Melanie Klein que afirmava que a figura dos avós ofereceria uma proteção afetiva menos exigente e dramática que aquela dos pais,dando subsídios significativos para a construção de um mundo interior bom e gratificante.

Entretanto,é válido perguntar se os avós constituam ainda hoje importante figura de referimento num mundo tão mudado,onde as famílias se tornaram tão diversificadas,feitas de pais,filhos,avós,tios,conviventes casados,substituindo assim a tradicional família nuclear,muitas vezes composta apenas por um único filho e um dos pais.Aparecendo nesse cenário uma sociedade pouco satisfatória,seja para os mais velhos,seja para os mais jovens,difundindo-se certo mal estar e desorientação para cada um.Resultando que cada indivíduo se feche em si mesmo, se isolando e ficando cada dia menos disposto a colocar-se no lugar do outro.

Então,qual seria hoje o papel daqueles que alguns psicológos e estudiosos modernos definiram como os novos avós?

Logicamente que na aparência são distantes anos luz daqueles velhinhos de qualquer século atrás,de cabelos brancos e xale nos ombros.Hoje,também por conta da notável longevidade,os avós continuam a ter uma posição muito ativa no seu dia a dia,seja trabalhando ainda remuneradamente,seja fazendo viagens,indo às academias de dança e ginástica,fazendo cursos vários como informática,línguas,enfim, até no modo de vestir é possível perceber por exemplo, em alguns certa emulação com os netos adolescentes.E, se não nos detivermos apenas na aparência,perceberemos que,na maior parte dos casos,entre netos e avós sobrevive uma relação única e irrepetível.São exatamente estes últimos que,talvez por conta da disponibilidade maior de tempo livre,sabem propiciar às crianças um ambiente favorável ao melhor crescimento e desenvolvimento delas. Andei lendo que segundo uma pesquisa recente feita pela Universidade de Roma a moçada entre os sete e quatorze anos de idade descrevendo os próprios avós,teve sempre uma opinião muito positiva sobre eles.

Dessa forma a função dos avós pode ser considerada aquela de representar uma continuidade temporal entre as várias idades da vida,tecendo e fortalecendo o fio invisível que liga uma geração a outra,a fim de nos lembrar que somos todos participantes de uma grande árvore onde cada membro-raízes,caule,folhas,flores e frutos têm uma função fundamental!

Entretanto,avós não nascem ao acaso,assim como pais,mas podem se tornar.apreendendo algumas características e habilidades que nem sempre como seres humanos e imperfeitos somos fornidos.Duas que considero fundamentais e que tenho percebido principalmente nos períodos de convivência entre meus pais e os netos queridos seja quando vêm aqui ou quando vamos passar as férias no Brasil:uma forma de regressão doce e feliz,que permite ao avô de deixar de lado a rigidez de seu caráter pessoal para entrar no mundo fantástico dos pequenos. Tenho visto neles,mas em outros avós conhecídos também a disposição de entrar no jogo das crianças sem nenhum preconceito ou juízo de valor.Ridículo é uma palavra que não existe para essa turminha.Mecânicos,manicure,soldado,e tantas mais...Não apenas para satisfazer a vontade dos netos de brincar,mas na maioria das vezes são eles mesmos que deixam transparecer essa vontade sincera de se divertirem,permitindo-se espontaneamente esse ingresso no mundo da imaginação e fantasia.

O segundo e provavelmente mais difícil requisito a ser alcançado nessa missão de ser avós é a capacidade e vontade de querer continuar a aprender.Aceitando quem sabe até uma lição dos menorzinhos,pois são eles que,ainda se encontram livres das formalidades,frases feitas e lugares comuns,podendo nos ensinar a olhar o mundo com olhos diferentes,dando-nos a energia e a coragem para recomeçar,reconhecendo a força e o poder do afeto,do desejo e não aquela da mera conveniência. Basta observar o número de avós que,como meus pais,hoje em dia se lançam no mundo das tecnologias virtuais a fim de melhor se comunicarem com os netos fisicamente distantes e juntos realizam coisas incríveis neste campo do conhecimento também.

Assim sendo,ser avós não quer dizer substituir os pais na educação das crianças,mas ajudá-los a perceber o valor que cada um tem no contexto familiar,gozando desse dom que a natureza nos ofereceu,contando muito mais a qualidade que as horas passadas juntos.

Bergilde
Enviado por Bergilde em 08/10/2016
Reeditado em 08/10/2016
Código do texto: T5785417
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.