Aprender sempre

Hoje mais cedo minha amiga completou aniversário, fez vinte e três anos. Ela está no último ano da universidade. Brincando, comentei: "Tá ficando velha, hein?!" ao que ela respondeu: "Mas eu entrei na universidade com a idade certa, com dezessete anos". Nunca tive a intenção de dizer que estava velha realmente, porque se uma pessoa está velha aos vinte e três anos então boa parte da humanidade são múmias. Fiz o comentário porque tenho dezenove anos e queria tirar graça com minha amiga. Mas fiquei pensando sobre suas palavras.

Eu entrei na universidade com a idade certa, eu estou na idade certa... Eu me pergunto, existe idade certa para estudar? Dizem que quando se "deixa" para estudar em idade avançada se tem muitas dificuldade. Mas existe mesmo uma idade certa? Existe uma "convenção" social sobre a idade certa de estudar (e de fazer tudo, aliás), mas, se, por um acaso, eu não estiver na "idade certa" estou proibido de estudar?

Lembrei-me de uma senhora de sessenta anos que estava estudando medicina e cuja história de vida tive notícias por meio da televisão, que de vez em quando publica coisa que preste. Sessenta anos... vinte e três anos... Idade errada não é impedimento para ninguém.

E se estudar é possível, imagine aprender! Para aprender, não é preciso fazer uma graduação, basta atitudes simples, como saber ouvir, gostar de ler, permitir-se viver novas experiências. Aprender é sempre possível e sempre desejável. Crescer sempre, elevar-se. Aprender.

Não existe idade para deixar de aprender. Quem ainda tiver em seu espírito a consciência de que não sabe tudo e a vontade de aprender mais que siga adiante no caminho do aprendizado! Nada se perde em aprender, ao contrário, apenas se ganha. Qualquer idade é bem-vinda para o aprendizado. Não tem dessas de idade certa ou errada. Que tenhamos vontade de aprender, sempre, e que encorajemo-nos uns aos outros a fazê-lo independente da idade que tenhamos.

Breno Pacheco
Enviado por Breno Pacheco em 05/10/2016
Código do texto: T5782247
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.