DECADÊNCIA DA ARTE,.. TEMPOS DIFÍCIEIS

Ao longo dos anos, venho percebendo que artistas estão cada vez mais em dificuldades, sejam ou não, oriundo das universidades, instituições aliás, que pedem revisão de seus papéis sociais.

Continuando sobre ARTE, de um modo geral, artistas creem, talvez de tanto ouvir, que devem fazer o que gostam, que são portadores de dons e, nas escolas, as disciplinas de história e arte, não ajudam muito com seus ensinos, pois por professores despreparados e mais leitores que educadores, pouco se empenham, para o fomento de um discurso, adequado ao desenvolvimento de uma compreensão sobre arte e artistas e suas relações num sistema capitalista, e vivem tributando ao mortos e ainda estrangeiros fixados em outros museus, que muitos nunca foram, valores, ultrapassados e para isso, muitos se defendem dizendo que é cultura para jovens, que fazem seus trabalhos, e saem das suas salas de aula, realizados por terem ministrado mais uma, cortadura e colagem de papéis em murais.

Todos os anos, no Brasil, há exposições de pessoas que, sem se conhecerem, agem do mesmo modo esperançosas, sejam sozinhas, caso que está ficando cada vez mais raro, ou em grupo. Elas sentem impulso interior, compram materiais, que estão cada vez mais caros, produzem suas obras, conseguem lugares, e montam exposições, que comumente, tem um toque de sofisticação, endossado pela presença de gente bonita, sorridente, perfumada, em transição econômica que são recepcionadas por vinhos, a salgados, refrigerantes e água,.. muita água mineral, mas vendas, não acontecem e o artistas volta prá casa com memórias, sem esquecimento dos muitos comentários: MEUS PARABÉNS. TÁ LINDO! FOI VOCÊ QUE FEZ? GENTE , QUE MÃOS! DEUS LHE ABENÇÔE.

Ao final dos dias de exposição, ganham mais uma linha no currículo, e amontoam fotos, nos ateliês improvisados em suas casas, para, de um jeito mais reservado, venderem ou tentarem vender, abaixo do preço, sem serem notados pelos amigos ou ainda reaproveitando telas pintadas sobre brancos relançados para nova re pitunra inspirada. É,.. A coisa tá feia.

Se posso dizer algo em resumo, digo que ARTE, nas mãos de alguns, está virando artesanato, não por conta da qualidade atribuída a categoria, pois artesanato tem seu valor,..mas por repetirem a mesma tela, ou escultura enfim, a mesma obra, em diversos tamanhos, para, a semelhança de roupas, tentarem vender a grande, média ou pequena obra, á um público cada vez, mais ignorante no assunto, e desconfiantes da realeza de outrora ou de seus Mecenas, daí, tantos partirem para aulas baratas e particulares, num quarto de suas casas, ou á domicílio, ou para segmentos de vendas de outros produtos, isso, quando não fazem do que outrora elegeram para viver, um hobby. Bem,..se escrever além do limite, que alguém gostaria de ler,..lamento por gozar do mesmo direito de expressão, porém pela literatura que não Brasil autores estrangeiros ou de nome estrangeiro, ainda são preferidos do povo, igualzinho a mentalidade do Brasil colonial.

Sandive Santana / RJ.

Sandive Santana
Enviado por Sandive Santana em 04/10/2016
Código do texto: T5780810
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.