É verídico, a inteligência não se faz só por saber escrever

Com RG e Título em mãos, entrego e peço gentilmente que a mulher preencha o seu Requerimento de Justificativa Eleitoral.

-Me desculpe senhora, eu não sei escrever! - Foi o que ela disse a mim segurando a mão de seu filho pequeno enquanto o seu marido caminhava em direção à seção de votos.

-Não tem problema, preencheremos para você! - Pego o seu documento com foto e o título, entrego para a mesária que está do meu lado e a mesma começa a preencher, erra o papel e pega outro.

A tarde ficou bem mais fria, o sentimento de “burra” por não ser “alfabetizada”, ou simplesmente não saber escrever nos era passado com a mulher sentada na nossa frente e com o filho em seu colo. A mesma de cabeça baixa coloca lentamente sua mão suada sobre sua testa, envergonhada e sem querer nos encarar, o silêncio era a única voz da falta de oportunidade e da vontade de se justificar à nós.

Pego o seu número de inscrição de título e digito na urna para dar o código de autenticação, assino, destaco a via da eleitora, pego o panfleto da Biometria e entrego para ela.

-Desculpa pelo mico senhora!– Disse-me ainda com a cabeça baixa ao pegar sua via.

- Imagina! Você não tem culpa de nada! – A respondi com a voz tremula e sem conseguir pensar em uma frase melhor para ser dita.

O marido da mulher a encontra na porta e pega a criança no colo. Eu olho para sua saída e penso: Não me deves desculpas! Eu que já sou desse sistema, acorrentada! A senhora não é burra, se duvidar bem mais inteligente do que muitos pensantes por aí! A inteligência não está apenas na escrita, desenho ou informática, essas são meios de comunicação, há muito mais que isso, o de boca em boca ainda tem importância!

Pode ter sido falta de oportunidade, mas cabe a nós, aos que “sabem” escrever, aos que “pensam”, compreender que toda informação é válida para ter embasamento e defender o seu posicionamento, mas antes mesmo desse seu tal esforço, vale lembrar que a educação no Brasil não é boa e que nossos avós, muitos, não tiveram como estudar.

Então, minha “Arte” logo menos não valerá de nada por não ser “Trabalho”, meu espaço como mulher não será o mesmo, com esse tal governo elegido já que suas notícias futurísticas me dão ânsia, náuseas e depressão! Eu sei escrever, eu me capacito para trabalhar e mesmo assim corro o risco de nada dar certo.

Só lhe digo que a vida, ela sim vale muito mais do que os homens que calam e tentam acabar com aqueles que é da ARTE e que transcendem o homem ignorante e preocupa os corruptos. Quando com oportunidade, minha senhora, vamos nos unir e ilustrar, quem sabe sair do protótipo e executar um Brasil melhor, para a senhora sentir orgulho de si!

Texto dedicado à mulher que justificou seu voto e me deu a experiência de conhecer um fato sobre ela.