Casa Mineira

Casa mineira, velha, cheia de gente.

Delícia de família!

Delícia estar em família!

Ditim passa correndo. Candoca grita:

- Mãããããe, já cabeeeeei!!!

Zilá sai correndo pra limpar a filha, mas aflita pra não perder nenhum pedaço do caso de Toinha.

- Ô Toinha, peraí! Já tô voltanu! Quero saber tudo tintim por tintim!

E Candoca grita de novo:

- Ô mãããe, vem looooogo!!! Meu bumbum já tá duenu de ficá aqui sentada!

Ditim passa correndo de novo, dessa vez no meio das nossas pernas, e logo atrás vem o Marquim fazendo cara de monstro e falando grosso "eu vô ti pegáááá!"; e a cada fala grossa, um grito agudo do menino!

Vovó dá sinal de vida.

- Fica quietu mininu! Que diacho! Pára com essa correria! Num tá venu que a Toinha tá contanu um caso?!

E o menino "nem aí", some de novo pela porta do quintal com Marquim atrás que, graças a Deus, já dá sinal de cansaço. O menino? Esse tem fôlego que dura até ninguém mais ter cabeça!

- Num sei que agitação é essa que esse mininu arruma! Santo Deus! Parece que tem furmiga na bunda! - e Zilá suspira olhando o menino pra lá e pra cá; traz no colo Candoca, que olha o irmão e morre de rir!

- Mãããe, Ditim caiu!

Toinha tem que interromper o caso de novo por causa do grito do menino, que agora berra que nem bezerro desmamado:

- Mããããããe, maaaaaaaaaachuquei meu machucaaaaaaado!!!

Zilá, já rendida, corre pra socorrer o garoto, e sua voz vai sumindo:

- É Toinha, depois cê mi conta u caso ôtra veiz! Lá vai eu ficá sem sabê como o Candim finalmente consertou o rádio... eu nunca fico sabenu o final das história.

Vovó sorri e diz:

- È só fase, minha filha! Daqui a pouco é ocê que tá contanu us caso e eles é que vão tá correnu atrás dos seus neto... liga não!

É... vovó mais uma vez tem razão! E no fundo, no fundo, tudo isso é mesmo uma "dilícia"!

(em 29.11.2012)

Marô da Matta Machado
Enviado por Marô da Matta Machado em 03/10/2016
Código do texto: T5780055
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.