A Capital Federal - Artur Azevedo

Uma bela peça, que mostra como era o Rio de Janeiro no início do século passado. Artur Azevedo, retrata através de uma comédia, suave, a influência da cultura parisiense na aristocracia carioca. Mostra os valores ainda fortemente classistas, em que as mulatas queriam ser livres, para arranjar um bom partido para logo terem uma casa e poderem virarem uma exímia dona de casa. Aliás, mais que isso, ainda não se podia esperar das mulheres daquela época. Os homens eram os guardiões da família. Havia fortes valores patriarcais. O nosso jeitinho brasileiro já apareceria, através da safadeza de seu Figueiredo, por exemplo, ou da esperteza de Gouveia, que queria um rabo de saia sedutor como Lola, mas estava se perdendo no jogo. A sorte de Gouveia, foi ter recebido o perdão de Eusébio - para mim, o melhor de todos os personagens. Um senhor íntegro, que teve uma queda por Lola, mas que não perdeu suas virtudes. Era sincero, engraçado, e "cabra macho". Além de um pai de família, cuidadoso e bastante engraçado.

Lourenço era outro embaraçado. Safado, fingido, um verdadeiro estelionatário. Era unha e carne, com Lola. No fim, ela ficou a ver navios.

Vale a pena ler esta comédia!

arrab xela
Enviado por arrab xela em 03/10/2016
Reeditado em 21/11/2016
Código do texto: T5779917
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.