O JAPÃO FICA LOGO ALI
O Japão, o país do sol nascente, era longe em 1908, data da primeira imigração japonesa para o Brasil no Navio Kosato Maru, tendo demorado 52 dias de viagem até nosso país. Pelo mar dá uma distância de 17.370.000 quilômetros e a velocidade do navio era muito baixa. O mundo se movia devagar, tudo era muito lento, cartas demoravam a chegar. As comunicações eram difíceis, o telefone estava engatinhando, poucos aparelhos que existiam não funcionavam muito bem. O rádio e a televisão foram surgindo, o mundo estava mudando…
Paulatinamente os aviões foram sendo desenvolvidos e a viagem sendo feita com um tempo mais curto, 24/25 horas daqui ao Japão, com uma velocidade média de 890 quilômetros por hora, O avião Concorde de fabricação européia, voava a 2.120 quilômetros por hora, duas vezes a velocidade do som e ele iria fazer essa viagem em 10 horas daqui até Tóquio. Ele foi retirado do mercado pelo alto gasto e custo de combustível.
Um bilionário americano, de nome Richard Brason, dono da Virgin Atlantic Airways, tem um projeto, que diz ser factível, de construir um avião Hipersônico, 13 vezes mais rápido que os atuais, que se concretizado irá fazer um voo dos Estados Unidos até o Japão em 1 hora, voando a uma velocidade de 30.000 quilômetros por hora, e com os aviões atuais demora 13 horas esse mesmo voo.
É um projeto ambicioso, caro e demorado e os primeiros vôos vão custar um valor absurdo de 25.000 dólares, para cada passageiro, informando ainda que com o tempo esse preço pode ir baixando.
Do Brasil ao Japão voaríamos em apenas 2 horas.
O Japão é logo ali…
Limeira, capital da bijuteria e da semi joia e
maior produtora de mudas cítricas da America Latina.