A VIDA E O COTIDIANO
A VIDA E O COTIDIANO
“Alicerces demandam segurança. E, por isso, não se justificam decisões apressadas”. (Carlos Augusto).
O dia-a-dia dos brasileiros e dos cearenses não têm sido muito favorável. Muita violência, assaltos, seqüestros e a insegurança que aumenta assustadoramente, fazendo com que muitos - recorram - de suas casas, lares e residências seu refúgio, mesmo sabendo que o lar também não é um ambiente seguro. A evolução caminha na pauta dos séculos, no entanto, podemos seguir adiante, passo a passo, nas linhas sinuosas do aprendizado. Cabe-nos estudar e servir, lutar e enriquecermo-nos do conhecimento Superior, tanto quanto se nos faça possível, seja no mundo físico ou na Vida espiritual. Como estamos na vida material aproveitamos a oportunidade para enunciar alguns fatos que os matutinos e vespertinos publicam para seu público leitor. São boas e más noticias que fazem o grande rol brasileiro. “Estado garante verbas para obras estruturantes”. São R$ 2,1 bilhões para infra-estrutura e saúde. O governador Cid Gomes esteve dia 18 de julho em Brasília e assinou o PAF (Plano de apoio Familiar), que determina metas para elevação de investimentos. Banco do Nordeste do Brasil - completa 55anos, e participa do desenvolvimento do Nordeste. Tecnologia em celulares pode tornar o estado do Ceará como referência. Taxa Selic faz com que Copom reduza taxa para 11,5% ao ano. Copom fez corte de 0,5% na Selic, reduzindo-a para 11,5%, o Brasil deixa de ter maior juro real do mundo. Arquitetura sustentável faz com que energia seja poupada em prédios. Há como construir prédios que funcionam de acordo com o clima, reduzindo o consumo de energia. Parceria faz com que a aquisição de casa própria seja mais rápida. A rede Imobiliária Cearense (RIC) e a caixa Econômica Federal se unem para reduzir tempo de espera por financiamento. Quilo do frango abatido recua na capital em 17%, o consumo per capita de frango no Ceará é de 20 kg por pessoa, contra 36 kg no País. Produtores renegociam dívidas e Banco do Nordeste pretende atingir R$ 1 bilhão em volume negociado ainda no mês de julho. Ensino Superior: Região do Cariri ganhará curso de Artes Visuais e Teatro. A partir do próximo semestre, o município de Barbalha terá um novo curso de graduação por meio da Urca Expocrato resgata o costume da região, o carro de boi. (Universidade Regional do Cariri). A Providência Divina tudo renova para que se faça o Bem, e com isso nossas esperanças renascem. Banco não acompanha queda da taxa Selic, apesar dos sucessivos cortes na taxa, os empréstimos nos bancos não acompanham esse ritmo de queda. Ah! Brasil. Decreto pretende coibir furtos de cabos de telefonia e eletricidade. A Secretaria da fazenda (Sefaz) publicou decreto, modificando o anterior, de forma a estabelecer limitação na circulação de cabos. Aeroportos do interior do Estado estão com pistas de pouso em condições precárias. É o novo! Na aterrissagem a comunicação é feita por celular. Quer mais!
Coelce (Companhia de Eletrificação do Ceará) é eleita a melhor do Nordeste brasileiro pelo segundo ano consecutivo. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirma safra recorde do Ceará em 2006. Só depois do supersimples, Estado promete ampliar desoneração. A Sefaz só aguarda o impacto do Supersimples nos cofres do Estado para anunciar os primeiros dez setores beneficiados. Acidente com avião da TAM (Transportes Aéreos Marília) ainda causa muitos transtornos, pois não se sabe ao certo o número de vítimas. Redução de 50% em morte de pedestres. Nos três primeiros meses deste ano, a média foi de um acidente a cada 31 horas. Em 2006, esse intervalo era de 23 horas. Igreja católica afirma que casos de exorcismo crescem no Brasil e padre Baía diz que a oração do exorcismo é uma graça sobrenatural de Deus. Vazamento radioativo no Japão causado pelo terremoto é o maior do País. Perigo à vista. Sacoleiros vindo de outros estados aquecem o comércio local e aumentam o fluxo no centro da cidade. Os números não são oficiais, mas o movimento de sacoleiros no Centro de Fortaleza mostra o peso deles no comércio local. Crescimento continuado está travado, afirmam economistas. Brasil cresceu e travou. O Governo e o mercado projetam que a economia brasileira vai crescer entre 4,39% e 4,5% este ano. O PAC (Programa de Aceleração da economia deve aquecer a economia). Especialistas temem a falta de pilotos de avião até 2008, falta de segurança seria o motivo. Descoberto planeta com água fora do sistema solar. Está confirmado: a água está presente além do Sistema Solar: Cientistas suspeitavam há tempos, mas não tinham provas de que planetas extra-solares tivessem a substância química essencial a vida. Há mais de 2000 amos atrás um homem chamado Jesus Cristo já dizia: “Na casa de meu Pai existem muitas moradas”. Em Pernambuco tradicional missa dos vaqueiros emociona sertanejo. Ela está em sua 37ª. Edição e é realizada em Lajes, no município de Serrita, em Pernambuco. Governador do Estado Cid Ferreira Gomes quer pressa na construção de um novo aeroporto em Fortaleza, para desafogar o Pinto Martins, o maior do Ceará. Com o esgotamento do Pinto Martins e o caos aéreo, o secretário Bismarck Mais defende um novo aeroporto. Bando interestadual preso em hotel em Fortaleza, o grupo foi preso numa operação das polícias do Ceará e Rio Grande do Norte, depois de sigilosas investigações conjuntas. Quatro são os acusados, inclusive uma mulher, o chefe do bando é o paulista Robério César Aguiar, que usa várias identidades falsas e tem os apelidos de “Negão”, “Fuzil”, ou “Tonho da Canoa”. São acusados de mais de 30 assaltos na zona litorânea de Natal, no Rio Grande do Norte. Violência continua: catorze assaltos na Região Metropolitana de Fortaleza. Indícios apontam que PCC (Primeiro Comando da Capital) financiou túnel, diz justiça. A Justiça Federal elaborou documento, apontando as evidencias do envolvimento do PCC, mas não revelou detalhes do indício. América Latina é a terceira região mais perigosa do mundo. Presidente dos EUA (Estados Unidos da América do Norte) George Bush diz que ciência perdeu a guerra conta a AIDS. Que pena! Ex-Jogador de futebol do Grêmio e da Seleção brasileira é acusado de praticar agressão contra o caseiro de sua mansão em Fortaleza. Polícia aguarda sua apresentação. Estados Unidos são ameaçados por facções terroristas. Muito dinheiro, pouca segurança – Desafio para sucessivos governos no Ceará, a segurança consumiu R$ 2,4 bilhões só nesta década. Para a Igreja Católica exorcistas talismãs podem atrair demônio. E o dinheirão que a igreja pagou a justiça dos EUA por crimes de pedofilia teria sido obra do demônio? Que desculpa esfarrapada, My God. “Ferramentas não nos faltam para lavar a terra com eficiência e beleza. Saibamos suportar as chuvas de suor que nos encharcam no trabalho e tolerar sem reclamação a canícula das provas que tantas vezes procuram ressecar-nos o coração, para que o título de cultivadores fiéis nos fulgure, um dia na fronte”.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE