DIA 27 DE SETEMBRO (Brasil) e 1° de outubro (ONU)FOI O DIA DE COMEMORAÇÃO AO IDOSO
 
          O Dia Nacional do Idoso, comemorado em 27 de setembro, foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso, seus direitos e dificuldades.
          O Brasil, que já foi considerado o país dos jovens, tem atualmente mais de 14 milhões de idosos. Em 20 anos, a nação será a sexta no mundo com o maior número de pessoas da terceira idade. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova modalidade.
          Vale destacar a Lei número 10.741, de 1° de outubro de 2003, que institui o Estatuto do Idoso, e que dispõe sobre papel da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, ao trabalho, á cidadania, á dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
     O Estatuto do Idoso, é destinado a regular os direitos assegurados ás pessoas com idade ou igual ou superior a 60 anos.
Em 1° de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Este dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população idosa.ar qe
     Vale lembrar que o estigma do envelhecer é muito grande. O idoso tem que conviver com os rótulos, “está biruta”, “não serve para mais nada”, etc.
          Por outro lado há os oportunistas que querem se encostar e aproveitar do idoso, porque tem uma situação financeira estável com a aposentadoria. Muitos mais jovens, conquistam a confiança do idoso, casam interessados nesta estabilidade, depois maltratam, trai, são poucos o que tem a paciência necessária. Com o tempo a diferença da idade vai pesando. Conheço vários casos, em que depois a pessoa mais jovem, fica rindo, desfazendo da outra, pois a velhice e as doenças crônicas começam a pesar, o idoso já não aguenta acompanhar o “pique” do mais jovem.
          Quando se é muito rico a idade já não pesa tanto, o dinheiro fala mais alto, mas quando mais pobre o estigma da velhice pesa mais, seja para o homem e mais ainda para as mulheres. 
      O IDOSO DEVE APROVEITAR CADA MINUTO DE SUA VIDA, BRINCAR, INTEGRAR-SE, VIVER...
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 29/09/2016
Reeditado em 29/09/2016
Código do texto: T5775944
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.